O inverno chegou com cara de primavera !

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Nada como festejar o solstício de inverno com uma temperatura boa. Meu termômetro, por volta de meio dia, tem marcado em torno de 25 graus e no Caderno Z o clima está pra lá de bom. As dicas para esta temporada são um pouco diferentes, pois, se antes, ambientes quentinhos, aconchegados de pessoas, eram modos de aguentar o frio, agora as aglomerações ficam suspensas. As casas precisam de muita ventilação. Eu dou um conselho: mesmo que não bata sol, deixe a casa bem arejada, fechando um pouco as janelas somente ao cair da tarde. Os vinhos são bem-vindos e combinam com os queijos. O blog de Marcelo Copello tem tudo para quem deseja harmonizar sua bebida. O “Fino” é o fino da sofisticação. Mas cuidado, o Fino não se dá bem com queijos curados!

E o vinho já teve até uma pandemia na Europa, há 150 anos. Quem nos conta essa história é o próprio Marcelo Copello, quando uma praga devastou os vinhedos europeus. De tudo foi tentado, inclusive urina humana, mas coisa alguma deu certo. Que desespero! Sobre reforçar a imunidade no inverno, a nutricionista Vera Salvo ressalta a importância da alimentação natural, sucos e chás para uma boa hidratação. Frutas, vegetais, carne vermelha, aves, frutos do mar, sementes de chia e outros nutrientes. Em tempos do coronavírus bom mesmo é manter a prevenção constante. Que a água, sabão e álcool gel sejam nossos companheiros inseparáveis. E assim, venceremos este 2020 cheio de perturbações. Como diz Wanderson Nogueira: “O ano que nunca começou...”.

Em “Esportes”, Vinicius Gastin conversou com o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, sobre a volta do Campeonato Carioca. É uma resolução melindrosa que, certamente, divide opiniões. Contudo, Siqueirinha reforça: “O futebol é uma atividade como qualquer outra e que precisa ser reiniciada”. Sobre o Maracanã ter ao lado um hospital de campanha, Siqueira defende: “O jogo não é uma diversão, uma pelada, é um trabalho sério...”. Assim como tudo e todos, o futebol também sofre.

Neste momento tudo é sério e muito complicado. Basta dizer que o número de casos da Covid-19 aumenta a cada dia e os debates sobre flexibilização continuam acirrados. Vamos esperar que o bom senso não prejudique a segurança das pessoas, assim como também possa dar segurança ao retorno de algumas atividades. Contudo, o que sentimos é um receio de que agradar a gregos e troianos não será tarefa de fácil resolução. 

O assunto “motos barulhentas” ganhou pauta novamente. Agora é a vez da Acianf falar em nome dos nossos ouvidos, pois, há inúmeras reclamações envolvendo motos adulteradas. Em 2019, houve um produtivo movimento que ocasionou uma boa redução nos barulhos. Agora, mais do que nunca, é importante que se dê uma checada no comportamento de algumas motos. Com tantos pedidos de entrega em domicílio, não havendo esses cuidados, ai dos nossos ouvidos, principalmente nas altas horas da noite.

O bairro Rui Sanglard está bem servido de solidariedade. É que a professora Carla Almeida, que já desenvolvia um projeto de aulas de reforço, intitulado “Aluno Nota 10”, com a pandemia do coronavírus, sua missão não esmoreceu. Ela continua dando aulas, gratuitamente, para os seus alunos, ajuda nos conteúdos, disponibiliza computadores e ainda orienta no uso da plataforma digital para envio dos exercícios dados pelos professores das aulas on-line. Parabéns, professora. Que belo exemplo!

Para transpor a crise da pandemia, o Colégio Nossa Senhora das Dores realiza o I Festival Curta em Família. O projeto se destina a estudantes de outras escolas também e tem um regulamento muito bem organizado. Vale destacar que só serão aceitos vídeos feitos no ambiente residencial com integrantes do núcleo familiar do aluno. Iniciativas assim demonstram a boa vontade dos profissionais da educação diante das demandas da situação pandêmica. Eu diria que a sensibilidade faz toda a diferença. O projeto é lindo, louvável e há de ser coroado de êxito. Parabéns à diretora Jean Beatriz e a todos, professores, funcionários, alunos e familiares. Estou na plateia, aplaudindo muito! 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.