Da vacinação à Campanha da Fraternidade, há muito amor ao semelhante!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 03 de março de 2020

Levei um susto no último sábado, 29 de fevereiro, quando peguei o jornal na caixinha do correio e não vi o Caderno Z. E me perguntei: Cadê a estação de embarque? Contudo, a eficiente equipe de A VOZ DA SERRA não nos privou de uma página inteira, colorida, para suprir a falta do caderno que nos é tão especial. Adorei os temas! O ano bissexto sempre foi assunto de pesquisas de meus pais. Cresci sabendo que as seis horas que sobram a cada ano dão origem a mais um dia no calendário, ou seja, o 29 de fevereiro.

Tudo isso sempre me impressionou e me fazia pensar na inteligência humana de descobrir tantas coisas, em tempos ainda remotos, sem os instrumentos astronômicos avançados, de hoje. A civilização Maia, “que viveu há três mil anos”, sabia dessas coisas e considerava o dia extra, como “dia fora do tempo”. Plagiando Robério Canto, eu chamaria esse dia de “um lugar muito lá”. Deveríamos, sim, dar mais atenção ao 29 de fevereiro, festejando-o com um dia para ser feliz, para fazer coisas boas. Vamos trabalhar essa ideia para 2024, quando a data cairá numa quinta-feira.

“Coragem, 2020 começou!”. Muita gente diz que o ano só começa, de verdade, depois do Carnaval. Há culturas que festejam a mudança de ano em outras épocas. A Ordem Rosacruz-Amorc festeja o ano novo em 21 de março, por exemplo. Aliás, podemos ter um novo ciclo diário, em cada amanhecer. Por isso mesmo, uma dieta que combata o cansaço e promova energia é ideal para os desafios do dia a dia.

Ana Borges trouxe as dicas de alimentação, destacando iguarias como abacate, maça, grãos germinados, macadâmia, mirtilos, macarrão shirataki e couve. A maçã, inclusive, é tida como embelezadora, bastando uma por dia para o embelezamento. Mas, demora, viu, gente. Minha filha diz que eu como maçã todo dia e não se vê bom resultado.

Vinicius Gastin tem sempre uma página de atrativos em “Esportes”. Conversando com o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, o Siqueirinha, percebemos que as dificuldades financeiras estão em campo, marcando “faltas” em todas as áreas. Siqueira desabafa sobre as dívidas e as dúvidas, explicando que se o time avançasse até haveria “bastante pretensão de empresários que iriam ajudar”. Leiga no assunto, eu penso que para o time avançar, precisa, antes, de incentivos. Claro que é uma visão quase poética.

Estamos em pleno Festival Gastronômico Quatro Estações desde o dia 10 de fevereiro. Quem ainda não se deliciou com as ofertas promovidas por vários restaurantes da cidade, ainda dá tempo até a próxima terça-feira, 10. São “pratos vegetarianos, massas, hamburgueres, saladas, doces, comida japonesa, carnes, drinks e muito mais”.

O início do ano traz em sua bagagem muitos encargos e agora no mês de março é a vez do IPTU. Quem quiser pagar em cota única, estando em dia com os tributos anteriores, pode efetuar o pagamento, com desconto, até 10 de março. Imóvel foreiro pode obter desconto até 31 de março, sendo que o vencimento em preço normal, é até 31 de dezembro. Quem tiver uma graninha sobrando pode pagar à vista e ganhar tempo.

A “informatização da saúde deve sair do papel”, pois no dia 31 de março, a prefeitura realizará uma licitação para contratar a empresa que fará a implantação do sistema em toda a rede municipal de saúde. Falando nisso, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada para a partir de 23 de março. Lembrando que essa vacina não “apresenta eficácia contra o coronavírus”.

Sobre a situação preocupante por conta da Covid-19, o Procon tem dicas para quem quiser desistir de viagens programadas para áreas de risco. Companhias e consumidores podem cancelar voos para destinos suspeitos.

Em se tratando de campanha, a mais bonita de todas é a Campanha da Fraternidade, abrindo o mês de março. O tema – “Fraternidade e vida: dom e compromisso” segue o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O tema é inspirado na mais “nova santa brasileira” – Santa Dulce dos Pobres, que teve uma vida dedicada aos necessitados. Que possamos, em seu exemplo, desenvolver a compaixão pelo sofrimento alheio, num “sentimento de bem querer em relação ao próximo”.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.