Saúde e liberdade

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Estamos caminhando a passos largos para a perda da liberdade. Virá angústia entre as nações. Já sentimos isso. Já tivemos uma “amostra grátis” com a pandemia. Saúde mental se liga com liberdade. Qualquer tipo de coerção, seja familiar, institucional, política, ideológica, é oposto de saúde mental e de liberdade.

A liberdade fisiológica é saúde. Doença tem que ver com alteração da fisiologia. Liberdade nas funções do corpo e mente significa a manutenção do mecanismo homeostático em nosso organismo. E na mente, claro, também. Tudo o que impede o cérebro de funcionar no seu melhor, contribui para a perda da liberdade de pensar com clareza e, com isso, chegar à verdade da vida.

Está vindo um novo reset, uma nova ordem mundial que pretende igualar as classes sociais, mas com o controle de uma elite mundial. Vem aí o dinheiro digital que será um dos instrumentos para tirar a liberdade das pessoas. Apesar de discursos sobre paz a surgir, será uma falsa paz porque ela será propagada sob coerção em nome do ecumenismo.

Liberdade significa, entre outras coisas, não unir igreja com Estado. Cada cidadão precisa ter o direito de cultuar o que quiser, quem quiser e o Estado não deveria se intrometer nisso. Mas vai se intrometer em nome de defender o ecossistema, o aquecimento global, a unificação das classes, uma nova ordem mundial já em preparo há décadas por liderança política, econômica e eclesiástica mundial em união com sociedades secretas.

Mas felizmente não é possível tirar das pessoas a liberdade de pensar. Nisto todos somos livres quando nos permitimos seguir a verdade. Não seguir a verdade é prisão de pensamento. Talvez isto seja pior do que se tornar um psicótico, porque o psicótico conhece a “verdade” do inconsciente. Ele só não sabe é como usar isso para estar na realidade. O psicótico é muito mais honesto do que muitos políticos.

Liberdade depende de motivação também. Por que uma pessoa quer chegar ao poder? O que motiva isto pode ser da luz ou das trevas. Os corruptos ou sabem que são guiados pelo mau e não se importam, ou não sabem o quão profundamente estão dominados por ele, apregoando ser livres. Não há liberdade na maldade.

Temos mais uma vez a chance de escolher a liderança política em nosso país. Felizmente ainda temos a liberdade de votar. Mas não é incrível como instituições eleitorais aprovam a elegibilidade de indivíduos que foram provados como corruptos? E não é ainda mais abominável que o povo vota nestes usurpadores do próprio povo? Como entender isso? Que saúde mental se pode dizer que existe neste contexto?

A verdade não é qualquer coisa. Nem todos os caminhos levam a Deus. Por favor, olhem o histórico do passado dos candidatos. Discursos inflamados e cheios de promessas irrealizáveis são o prato feito de uma maioria deles, com algumas exceções felizmente. Não venda sua liberdade. Não se deixe influenciar pelas estatísticas de telejornais com números de entrevistados sem significância para o número da população votante. A mentira pode parecer vencer durante algum tempo, mas a verdade prevalecerá ao final. Pode demorar mais do que gostaríamos, mas ela vencerá.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.