Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Top 10 do Estado
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Top 10 do Estado
Nova Friburgo foi o 8º entre os 92 municípios fluminenses que mais gerou empregos no mês de março. Foram gerados aqui 428 novos postos de trabalho. A capital ficou em 1º lugar com 4.722 empregos. Em 2º, Duque de Caxias (1.311); 3º Macaé (777); 4º Volta Redonda (513); 5º Campos (496); 6º Niterói (486) e 7º São Gonçalo (447). Logo atrás de Nova Friburgo, Resende teve saldo positivo de 398 novas vagas.
Março 2020 x março 2021
Ainda segundo os dados do Cadastro Geral de Empregos, da Secretaria Nacional de Trabalho, Nova Friburgo aumentou em 158% o número de empregos na comparação com o mês de março de 2020. No ano passado, no início da pandemia, Nova Friburgo teve menos 270 postos de trabalho.
Saldo negativo de 2020
Nos primeiros meses da pandemia no ano passado, Nova Friburgo, acompanhando a média nacional, viu o número de postos de trabalho diminuir até maio. Em abril, pior mês do ano passado foram menos 1.579 empregos no município. Em maio, mais 636 postos de trabalho foram perdidos. De junho em diante, Nova Friburgo passou a ter saldos positivos. Trajetória essa interrompida apenas em dezembro, quando foram computadas 128 demissões.
Recuperação em 2021
Em todo 2020, Nova Friburgo perdeu 606 postos de trabalho. Já neste ano, todos os meses tiveram saldo positivo de empregos, ou seja, mais admissões do que demissões. De janeiro a março foram gerados 1.085 novos postos de trabalho: 309 em janeiro, 348 em fevereiro e 428 em março. Portanto, o município recuperou o índice de empregos, revertendo as perdas da pandemia.
Expectativa para abril
No entanto, a crescente - especula-se - deve ser interrompida em abril, pelo agravamento da pandemia e pelas restrições através da política de lockdown e de rodízio de CNPJs. Os números de abril estão programados para divulgação somente no próximo dia 26.
Indústria é destaque
A alta de março acompanha a tendência estadual, onde 13.097 novas vagas foram criadas. Mais uma vez a indústria friburguense foi a responsável pela maior geração de empregos, 224 novas vagas, seguido do setor de serviços (117) e do comércio (95). Apenas a construção civil apresentou mais demissões do que admissões, um saldo negativo de nove vagas.
Certificado de vacinação
Para quem planeja viajar em breve para a Europa, se prepare. A União Europeia planeja exigir dos visitantes um certificado de vacinação a partir da segunda metade de junho. A Itália, por exemplo, vai criar o Passe Verde Nacional, uma espécie de passaporte de Covid-19 que já vai começar a valer a partir da segunda quinzena de maio.
Coronavac
Terão direito ao passe aqueles que se recuperaram da doença há pouco tempo, que apresentarem resultado negativo até 48 horas antes do voo e, claro, aqueles que estiverem totalmente vacinados, valendo somente para imunizantes autorizados pela União Europeia.
Brasileiros excluídos
Portanto, não valerá para quem tomou a CoronaVac, que ainda não foi aprovada no velho continente. Independente disso, indianos e brasileiros são países excluídos da medida e não poderão entrar no país nem com vacina, pelo menos enquanto forem considerados epicentro da pandemia.
Novidades no YouTube
O YouTube está lançando uma nova funcionalidade para quem assiste vídeos na smartTV. Diferente do computador onde se pode acessar o site de uma propaganda, na TV isso ainda tem muita dificuldade. Mas a partir de agora, o YouTube vai permitir que, ao ver um anúncio interessante, você possa enviar aquele produto ou serviço diretamente para o seu celular.
Mudança radical
Ao lado da opção de pular o anúncio, poderá se clicar em “Enviar para meu celular” e receber o link com a oferta que acabou de ver no smartphone. O motivo é aumentar a conversão dos anúncios. Hoje, aproximadamente 1% de todos que assistem a um vídeo patrocinado no YouTube avançam e compram imediatamente. O número é muito distante dos 70% que afirmam ter comprado só depois de ver algum anúncio na plataforma.
Palavreando
“Somos tão iguais em sangue, carne, osso e expectativas. Eu não entendo a existência do preconceito. Entendo ainda menos o crescimento do preconceito em tempos como os nossos em que já descobrimos tanto. A evolução parece nos retroceder, quando o conhecimento nos deveria fazer mais irmãos.”
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário