Nova Friburgo no The Voice

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Mais uma artista friburguense é destaque no The Voice Brasil, da Rede Globo. A atração, que está na sua última temporada, teve Bruna Bento, classificada para a próxima fase do reality show. Na edição exibida na noite de terça-feira, 12, a cantora de apenas 21 anos, teve três das quatro cadeiras viradas pelos jurados, ao se apresentar, no palco, com a música “Love on The Rain”, de Rihanna. Carlinhos Brown e Michel Teló foram os primeiros a apertarem o botão para chamá-la para seus times. Mumuzinho virou a cadeira posteriormente. Apenas Lulu Santos não virou a cadeira.  

Torcida

Bruna escolheu Carlinhos Brown para ser seu técnico. Agora é aguardar a próxima fase, a das batalhas, em que o público também pode opinar. Engajada nas pautas afro, Bruna Bento tem clipe e música nas plataformas digitais e flutua também pela música brasileira, do samba/pagode ao pop. Ela já teve seu talento reconhecido, em 2020, representando o Colégio Estadual Augusto Spinelli, quando foi a campeã do Festival Compartilhando Talentos das Escolas Públicas Estaduais.

Sua canção

“Once Upon A Time” é uma música interpretada e composta por Bruna Bento. A canção é inspirada no movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). "Então, entenda menina, isso não é um Once Upon A Time / Eles querem nossas cabeças e anseiam por mais / Eles arrancam a nossa pele para então nos recriar / como bonecos de pano para nos comandar". Neste pequeno trecho da música é nítido perceber o engajamento do talento friburguense. 

Bruna Bento

Com produção musical de Fábio Quintão, direção de vídeo de Angelo Luiz e a edição de Hélio de Araújo, o clipe está no YouTube e a forte canção também pode ser ouvida em todas as plataformas de streaming. Quanto ao The Voice Brasil, a expectativa é que Bruna possa avançar na competição e que, no mínimo, o famoso programa possa dar ainda mais visibilidade à artista.   

 

Torneio de robótica

E mais talentos friburguenses para nos orgulhamos. A equipe Titãs da Serra, da Escola Sesi, representou muito bem Nova Friburgo no Torneio de Robótica First Lego League, disputado no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Ainda que não tenha subido ao pódio, a equipe composta por sete alunos (Davi Garcia, Davi Espírito Santo, Fernanda Bonan, João Pedro Rocha, Josué da Silveira, Miguel Pires e Manuella Gama), representou o nome da cidade no mundo da robótica. 

Vencedores

A grande vencedora foi a equipe FrancoDroid da Escola Liceu Franco Brasileiro, da capital, seguida pela equipe TechnoZacca, do Colégio Zacarias, também do Rio de Janeiro. A terceira colocada foi a equipe Fênix Robots do Sesi São Gonçalo, também garantiu passaporte para a etapa nacional do torneio, a se realizar em março próximo. Mais de 300 alunos competiram no evento e as equipes foram avaliadas em quatro critérios: desafio do robô, design; valores sociais (Core Value); e projeto de inovação, onde apresentam uma solução para um problema do seu entorno social. 

Projeto friburguense

Chegar na competição já é uma vitória, pois os alunos tiveram que fazer um trabalho ao longo do ano, desenvolvendo os projetos através de muitos testes e aprendizados. Os alunos de Nova Friburgo criaram o projeto “Marionetech”, utilizando marionetes tecnológicas avançadas para contar a história do município com sua tradição artística cultural de forma lúdica, divertida e interativa.

Tecnologia e história

As marionetes representam os personagens locais e os que passaram pela cidade, com suas criações e os desafios que enfrentaram ao longo do tempo. O espetáculo destaca como a comunidade local desempenhou um papel fundamental na identidade da cidade. À medida que as marionetes se movem no palco, elas recriam momentos importantes da história. A proposta é resgatar e preservar a história local, criando uma conexão entre as gerações para que, de fato, conheçam sua cultura e identidade com criatividade e inovação.

 

Carnaval 2024

O Raio de Luar finalmente divulgou o seu enredo para o Carnaval 2024. A três meses dos desfiles, a agremiação vai levar para a avenida a reflexão: “O Reencantamento do Mundo”, onde pretende alertar para o padecer do planeta e a busca na ancestralidade para recuperar a Terra e viver em harmonia com a natureza.  

Tudo definido

Desta forma, o carnaval friburguense já sabe os oito temas que serão levados para a avenida em fevereiro próximo. Vilage: “Xaxado”; Unidos da Saudade: “Traição ou Trapaça? Quem é rei nunca perde a majestade”; Imperatriz de Olaria: “Um brinde à alegria! E vai rolar a festa” e Alunos do Samba: “Nem tudo que reluz é ouro”. Já na chamada Série A. Globo de Ouro com: “De lá pra cá, daqui pra lá - negra liberdade de Tabon a Agudá”; Unidos do Imperador: “Seja de baque solto ou de baque virado, somos o maracatu nação Imperador” e o Bola Branca: “Saluba, da essência do barro à eterna senhora da sabedoria”. 

Meu Lugar, Cordoeira

Enquanto isso, os ensaios correm solto e animam não só as quadras, como as comunidades. A Unidos da Saudade, por exemplo, realizará um ensaio de rua no bairro Cordoeira. Intitulado “O Meu Lugar, Cordoeira”, a roxo e branco se aproxima do seu povo, levando a escola para o morro. Neste domingo, 17, às 15h30 tem a concentração, com previsão de saída às 16h30. 

Domingo arrebatador 

Já a Imperatriz de Olaria faz um grande ensaio, hoje, 14, às 19h, com todos os segmentos da agremiação. Já no domingo, 17, o último encontro do ano, também em sua quadra. O Alunão, também no domingo, 17, se despede de 2023, com sua tradicional feijoada, com ensaio da comunidade e apresentação do grupo 100 Saideira. A atual tetracampeã, Vilage, faz mais um ensaio da comunidade, fazendo o domingo um dia bastante movimentado da folia friburguense.  

 

Cerveja do Frizão

O Friburguense passará a ter uma cerveja para chamar de sua. A Frizão Pilsen tem no rótulo o escudo do Tricolor da Serra e é uma colab entre a Cerveja D´alaje e a Cervejaria Pontal. A cerveja oficial do Friburguense, por enquanto, está disponível apenas em pré-venda, somente pilsen, no portal cerveja friburguense. Há uma garrafa e um kit com duas garrafas em caixa especial. Vale lembrar que a cervejaria Pontal já tem outros times de futebol no seu portfólio, entre os quais o Vasco.       

 

Palavreando

“A perfeição é um delírio sem música. E a vida sem música é tão sem graça. É como um clímax de cena de filme sem trilha sonora. Portanto, sem desaprovação: julgar-se, quando há tudo em volta para te julgar também - é uma automutilação”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

  • Foto da galeria

    Bruna Bento

  • Foto da galeria

    Titãs da Serra, da Escola Sesi, representou muito bem Nova Friburgo no Torneio de Robótica First Lego League

  • Foto da galeria

    Titãs da Serra

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.