Média acima da nacional

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Média acima da nacional
Nova Friburgo continua superando a triste marca brasileira de mortos por Covid, quando se considera a média de mortos por cada 100 mil habitantes. Apesar de ser o 2ª pior do mundo em números, quando se faz a conta por média populacional, o Brasil cai para 13º.

Números tristes
O Brasil registrava até o fechamento desta coluna 559.715 óbitos pela doença, média de 264,26 a cada 100 mil habitantes. Nova Friburgo registra 570 mortes, por 100 mil habitantes. o que dá um média de 298,18. A taxa por média populacional é defendida por especialistas para se ter uma noção mais real sobre como cada lugar enfrenta a pandemia de acordo com seu tamanho.

Novo vilão
O mais novo vilão do bolso será o café. Nos últimos dias, o preço do grão de café mais tradicional, o arábica, disparou e teve alta de 30%, atingindo seu maior nível em sete anos. O preço mais alto já começa a chegar ao consumidor final nos supermercados e deve elevar o valor também nas padarias.

Efeito do clima
Dois fatores estão levando à alta: a seca e o frio. Fenômenos comuns no inverno brasileiro, mas que neste ano estão mais intensos. Estragos em diversos cafezais, especialmente em Minas Gerais, atingidos por geadas fortes. Lembrando que Minas é responsável pela produção de 70% de toda a safra brasileira do arábica.

Inflação por longo período
O Brasil é o principal produtor mundial, com mais de 40% de toda a produção total. Tudo isso tende a afetar a produção nos próximos anos, e estima-se que a safra de 2022 possa ser reduzida em até 5,2 milhões de sacas. Ou seja, a alta vai seguir por algum tempo. O grão de café representa 70% do preço final do produto.

Pode acreditar
Por falar em café, bebida e comida, uma empresa chilena está fabricando carne, leite, sorvete e maionese à base de plantas. E já é um sucesso de investimentos. Por meio de tecnologia, eles estão produzindo comidas que imitam cor, sabor e textura de produtos com origem animal usando apenas plantas. Contam com a ajuda de inteligência artificial para otimizar o processo. Estima-se que alimentos à base de vegetais podem crescer 12% ao ano até 2027.

Salários na conta
Ainda longe de voltar ao patamar antes da grave crise financeira de 2016, o Estado que tem até o 10º dia útil do mês para pagar seus servidores, deposita os salários de julho hoje, 06. Ou seja, no 5º dia útil. Os Vencimentos serão quitados ao longo do dia para ativos, aposentados e pensionistas. São 463.929 servidores com valor líquido de R$ 1,84 bilhão.

Antecipação, nem tanto
Até 2016, os salários do Estado eram pagos no último dia útil do mês, como atualmente paga a Prefeitura de Nova Friburgo, por exemplo. A Secretaria estadual de Fazenda conseguiu antecipar o pagamento em todos os meses desse ano, sendo que o 5º dia útil foi a maior antecipação até agora.

Matemática tricolor
Sem chances de alcançar o 1º lugar, mas ainda na briga por uma vaga nas semifinais do 2º turno da segundona, o Friburguense enfrenta o Maricá, fora de casa, amanhã, 7, às 15h. A conta é simples: o tricolor da Serra tem que vencer e torcer para que o Artsul perca ou empate, em Saquerema, com o eliminado Sampaio Corrêa.

Vencer ou empatar e torcer
Caso o Friburguense empate com o Maricá, o Frizão se classifica desde que o Artsul seja derrotado no seu confronto e o Americano perca ou empate com o Audax, fora de casa. O detalhe é que no outro grupo, ainda está em aberto a 1ª colocação que dá vantagem nas semifinais de jogar em casa e pelo empate. Ao Audax basta um empate. Já o Maricá tem que vencer e torcer para que o Audax seja derrotado.     

Copa Rio
A competição mata-mata do estado começou. O Friburguense só estreia na 2ª fase, mas ficou de olho no jogo entre América e 7 de Abril que define seu 1º adversário. E já está praticamente definido quem o Frizão vai encarar na luta por uma vaga na Copa do Brasil ou no Brasileiro da Série D. O América estreou com goleada de 4 a 0, fora de casa.

Palavreando
“Mães não gostam de dormir antes dos filhos, mães são naturalmente preocupadas. E nada é mais respeitável que uma mãe pai. Mães são sagradas. Mães pais são santas na Terra”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Foto da galeria
Nova Friburgo recebe nos próximos dias 14 e 15 um seminário com o renomado fotógrafo Murillo Azevedo. No evento, será abordado o painel estético do audiovisual, que pretende fazer uma análise crítica acerca de um estilo semiótico pela narrativa e linguagem aplicada à poética do cinema. Com o título “Que Quadro é esse [?]”, o seminário acontecerá no Colégio Anchieta. O projeto tem curadoria do ator e diretor Bernardo Dugin e se dirige a profissionais do audiovisual, estudantes, professores e todos os apaixonados pela arte. Murillo Azevedo é conhecido por grandes trabalhos na televisão como “Velho Chico”, “Dois Irmãos”, “Afinal, o que querem as mulheres?”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão”, “Hoje é dia de Maria”, entre outros. O seminário é uma realização do SerraAção, Polo Audiovisual de Nova Friburgo. Mais informações pelo telefone: (21) 9 7949 7107.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.