Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Cinema Drive-in
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Cinema Drive-in
Depois de muitas idas e vindas, Nova Friburgo finalmente terá um evento de drive-in de cinema. E ao que parece será uma das poucas atrações na semana do aniversário de Nova Friburgo que completa 203 anos no próximo dia 16. O evento está programado para o próximo fim de semana devido ao agravamento da pandemia.
Polo audiovisual
Trata-se do Festival Pare e Curta, iniciado em 2018, através do SerraAção, polo audiovisual da Região Serrana, juntamente com o Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec). O projeto normalmente ocupa locais públicos, e, com a pandemia, será executado no formato drive-in.
Ingressos gratuitos
O festival deste ano conta com o apoio da Lei Aldir Blanc. O drive-in será no estacionamento A do Espaço Arp. A cada sessão, um curta e um longa-metragem serão exibidos. O ingresso é gratuito, mas deve ser retirado antes por plataforma de ingressos disponibilizada pelos organizadores.
Produções locais
Um ingresso dá direito a entrada de um carro (capacidade de quatro pessoas), seguindo as normas de biossegurança da prevenção da Covid-19, sendo assim, se recomenda as pessoas presentes no carro sejam do mesmo núcleo familiar. Pelo menos dois curtas são produções friburguenses: “Terra Nova” que será exibido no sábado, 15, e “Cinquentâneas” que será exibido no domingo, 16. Entre os longas, destaques para “Bacurau”, “Relatos do Front” e “No Coração do Mundo”.
Espera
O tema drive-in já causou controvérsia no município. Já quando a pandemia deu uma arrefecida no ano passado, um projeto de cinema com shows musicais nesse sistema não avançou por reiteradas negativas da prefeitura. À época, produtores e músicos reclamaram, uma vez que foi uma das categorias mais atingidas em suas atividades.
Lamento
O projeto que estava todo estruturado, previsto para a Via Expressa com alternativa de outros locais, acabou não se realizando. Diferentemente de outras cidades em que foi uma alternativa eficaz para o entretenimento seguro e mais do que isso: ajudou essa categoria que continua penando, exceto pela Lei Aldir Blanc, para sobreviver.
Sem festa
Por falar nas comemorações dos 203 anos de Nova Friburgo, até o momento nenhuma iniciativa, além do drive-in, para celebrar o 16 de maio. Com as dificuldades de eventos presenciais, sequer algum virtual tem sido aventado. A conferir. Saudade mesmo é da Festa da Cerveja que já foi a 2ª maior do gênero no Brasil.
Natal do primeiro semestre
O Dia das Mães é a segunda data de maiores vendas do comércio no ano, perdendo apenas para o Natal. E será esse o 2º Dia das Mães de pandemia. Após a brutal queda no ano passado, em que estávamos em lockdown, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima aumento de 47% de vendas em relação ao resultado de 2020.
Otimismo
O ideal, no entanto, é comparar a expectativa de vendas de 2021 com a de 2019, que foi o último Dia das Mães sem pandemia. A movimentação financeira prevista para a data fica 2% abaixo em relação à de 2019. Em 2020, as vendas do varejo para a data recuaram 33,1%, maior queda da série histórica.
Vestuário
O segmento do vestuário que sofreu muito em 2020 deve ser o setor que mais vai movimentar, em números absolutos, as vendas no Dia das Mães e o que mais vai crescer em comparação ao ano passado. Em seguida, os ramos de móveis e eletrodomésticos, seguido perfumarias e cosméticos.
Lojas físicas lideram
Roupas lideram a intenção de compra para as mães este ano no estado do Rio, segundo pesquisa da Fecomércio, com 31,7%. Seguem-se perfume/cosméticos (30,6%), calça/bolsa ou acessórios (23,1%), cestas de café da manhã (17,2%), flores (11,8%), joias/bijuterias (11,3%), bolos/ chocolates (9,7%) e smartphones (5,9%). De acordo com o levantamento, 30,6% dos consumidores pretendem comprar mais de um tipo de presente. Em relação ao tipo de loja, 39,1% disseram preferir lojas físicas, 32,1% lojas online e 28,8% pretendem comprar nos dois formatos.
Palavreando
“Ouça a sua mãe! Mães sabe o que dizem. Simplesmente, as mães sabem o que fazem e dizem...”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário