Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Antigo fórum
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Na vasta coleção de obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, está prestes a ser entregue a revitalização do icônico prédio que por décadas abrigou o Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas. A recuperação total do telhado, que estava com sua estrutura bastante comprometida, já foi finalizada.
100% Estado
Na parte interna, pisos reformados, mantendo os originais, e outras intervenções recuperaram áreas que estavam bastante desgastadas. Foram mais de 20 anos de abandono, como se pode comparar nas fotos de antes e depois.
Oficina-Escola de Artes
Restam poucos detalhes para que o Governo do Estado entregue o prédio revitalizado à prefeitura, que deverá usá-lo para fins culturais, como abrigar atividades da Oficina-Escola de Artes.
Inauguração em julho
O antigo fórum da Praça Getúlio Vargas foi beneficiado pelo programa de Revitalização do Estado. As obras orçadas em aproximadamente R$ 600 mil foram realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado) e vão completar quase um ano. A inauguração está prevista para o dia 20 de julho.
Cultura na berlinda
Segundo dados do Ministério da Cultura que dão base para o Índice das Cidades Sustentáveis, Nova Friburgo é uma das piores do Brasil na relação habitantes e número de centros culturais, casas e espaços de cultura públicos ou privados. Apenas 2,63 para cada 100 mil habitantes, quando o ideal seria acima de 35,28.
Coleção de problemas
O problema se agrava quando se percebe a descontinuidade dos pontos de cultura, o Centro de Artes fechado há mais de uma década sem perspectivas de ser reaberto e o teatro municipal fechado e passando por reformas após pressão da classe artística. Soma-se aí a ausência de um espaço para grandes eventos e a subutilização da Praça CEU, na Via Expressa.
Golaço
Marcando mais um gol fora dos campos, o jogador de futebol Lucas Siqueira, criado em Nova Friburgo e formado nas divisões de base do Friburguense, acaba de lançar o seu primeiro livro “Evolução financeira - 30 chaves para a sua evolução financeira”. A publicação tem o selo da Editora Chave Mestra.
Atleta que investe
Criador do @atletaqueinveste, o jogador que atualmente está no Ituano, que disputa a Série B do Brasileiro, ensina atletas a investir durante a carreira para usar melhor o dinheiro e realizar sonhos para além do futebol e assegurar renda após pendurarem as chuteiras. O livro pode ser adquirido em sites especializados.
Friburguense
O Friburguense segue sem vitórias e ainda sem ter marcado um gol sequer. Sem pré-temporada e com muitos problemas extra-campo, o elenco vem sendo blindado, ainda que a insegurança jurídica que eleva a crise financeira afete a todos.
Confronto de opostos
A boa notícia foram as duas semanas entre um jogo e outro para tentar acertar o entrosamento. Lanterna da competição, o elenco comandado por Gerson Andreotti tem um desafio e tanto pela frente: o invicto e líder Olaria, em partida fora de casa, no próximo sábado, 17, às 15h, pela 6ª rodada. Além do Olaria, apenas o Maricá segue invicto.
Falta de entrosamento
Lembrando que diferente dos anos anteriores, nesta edição, os dois últimos colocados caem para a terceirona. O risco de queda é enorme. Inevitável é pensar que uma futura queda tem culpa direta da presidência social do clube. Vale a torcida para que, apesar de todas as trapalhadas, o Friburguense não vivencie o que seria o pior momento da sua história.
Malandro também chora
Um domingo marcado por muito batuque e emoção que é impossível não fazer o registro. O retorno de Evandro Malandro aos palcos de Nova Friburgo reuniu grandes nomes do samba friburguense, além do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e a bateria da Grande Rio, na roda de samba “Que beleza”.
Estandarte de Ouro
O Malandro que brilhou em sua reestreia, também se emocionou ao reencontrar pessoas que fazem parte de sua trajetória profissional e de vida. O bom filho que não se afasta de sua terra e voltou como estandarte de ouro é considerado um dos mais brilhantes intérpretes do maior carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro.
O xaxado vai invadir a verde e branco
Preparem a zabumba, o triângulo e a sanfona. Está aberta a temporada de disputa para o samba enredo da Vilage no Samba, que vai mergulhar no mundo do xaxado. Os sambas serão apresentados no dia 9 de julho, na quadra da verde e branco, que promete um encontro com muita história e uma explosão de cores e emoções.
Premiação
Os compositores já tiveram acesso à sinopse completa para fazerem suas obras. Também puderam tirar dúvidas com a comissão de carnaval e a diretoria. A expectativa é de que mais de cinco parcerias concorram, em uma disputa que promete ser acirrada. A agremiação ainda premiará os vencedores com R$ 5 mil.
Palavreando
“Rir dos enganos que sempre são ganhos e deixar ir, ainda que se queira muito que fique. Só fica o que pode ficar. Até raízes se soltam da terra profunda”.
Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário