Novo prédio da Faculdade de Odontologia

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 07 de maio de 2022

Edição de 6 e 7 de maio de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Novo prédio da Faculdade de Odontologia - O novo prédio da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo está com as suas obras em ritmo que vem superando o cronograma aprovado pelo prefeito Feliciano Costa. Tudo indica que a conceituada construtora Motroni entregue a construção, que se aproxima de dois mil metros quadrados, com antecedência de um mês, o que realmente constituirá um grande feito na matéria. 
  • Irresponsabilidade - No dia 29 de abril de 1972 a empresa Lumiar-S. Pedro assumiu o compromisso de levar e trazer um grupo de excursionistas de nossa cidade para acamparem em Lumiar. Pois bem: levar, levaram, mas no dia 1º de maio deixaram na volta 11 jovens, entre rapazes e moças na estrada, no horário das 15h30, faltando com a responsabilidade assumida. Os mesmos tiveram que vir a pé, até que seus pais tomassem conhecimento da chegada do ônibus (às 19h), sem seus filhos, na rodoviária urbana. Estes então partiram ao encontro dos mesmos, que caminharam algumas horas, sobre um tremendo lamaçal apavorados: pois já era noite fechada. O grupo mencionado apenas chegou nas respectivas residências às 21h. Pedimos a quem de direito, tome uma providência para que casos como estes não se repitam mais em nossa cidade. 
  • 1º de Maio em Friburgo: Dia do Trabalhador - O prefeito Feliciano Costa comandou um movimentado programa comemorativo do Dia do Trabalhador, fazendo realizar vários atos públicos, oferecendo assim, um colorido especial à data universal do trabalho. Embora possa ser observado o mais completo alheamento patronal de massa aos festejos do 1º de maio, o que evidentemente dá, como sempre deu para as mais variadas conjecturas no seio do proletariado, a verdade é que o mencionado desinteresse jamais afetou o brilho das comemorações.
  • Padilha em Friburgo - Fazendo escala em Friburgo, onde pernoitou, após inaugurar a exposição agropecuária de Miracema, o governador Raymundo Padilha logo que aqui chegou manteve longo contato telefônico com o seu amigo de todos os momentos, José Dantas dos Santos que se achava recolhido ao leito por prescrição médica, já que não desejou visitá-lo em sua residência aquela hora da noite. A reportagem de A VOZ DA SERRA teve a feliz oportunidade de assistir o carinhoso telefonema do chefe do executivo do nosso estado ao senhor Dantas dos Santos, ficando impressionado com as sobejas demonstrações de afeto do referido governador para com um seu companheiro de ideais, fiel e sempre pronto para servi-lo. Mas, a verdade é que José Dantas do Santos bem o merece! 
  • Zona de Segurança Nacional? - Ao que vem sendo propalado, o nosso município será declarado como zona de segurança nacional. A vingar o boato, não mais haveriam eleições para prefeito, o que causou verdadeiro impacto nos meios políticos locais. Não acreditamos, em absoluto, que realmente aconteça tal transformação. As zonas de Segurança Nacional obedecem a certas prescrições, regras, condições, enfim, que Friburgo, por enquanto, não se enquadra. Se é certo que tudo pode acontecer, a grande verdade é que o enquadramento de Friburgo na hipótese, teria sempre a nossa reserva, a nossa voz discordante, o nosso mais formal, definido e definitivo desapoio, já que os princípios que sempre defendemos e que defenderemos sempre, jamais admite refreiamentos nos processos da votação popular, pois achamos que, em última análise, a escolha deve ser do povo, através o sufrágio universal e livre. É mais que óbvio que o governo poderá mudar as regras do jogo. Teremos que acatar o que vier. Mas, batermos palmas, nunca! 

Pílulas:

  • É dado como certo que o nosso município será considerado zona da Segurança Nacional, em manifestação oficial. Se assim acontecer,  o chefe do Executivo friburguense será nomeado, não havendo eleição para o cargo. 
  • Não será, somente Friburgo o atingido pela medida acima. Mais três ou quatro municípios fluminenses entrarão na lista. Acontece, também, que não se trata de assunto sui generis. A filosofia revolucionária, incluirá entre as zonas de segurança, as cidades de turismo, bem como as centralizadoras de agrupamentos regionais, o que é o caso típico. 
  • Tanto a estrada Friburgo-Casimiro de Abreu, como a Friburgo-Teresópolis constam do plano prioritário do DER, não sendo verdade que uma delas ou ambas teriam suas construções paralisadas. É intriga da oposição, garantiu-nos elementos gabaritados para informar.  

E mais… 

  • A Autarquia de Água vai ver “como é que o Chico chora”... 
  • Estradas Friburgo-Teresópolis e Friburgo-Casimiro de Abreu terão ritmo acelerado a partir de junho… 
  • Padilha já investiu mais de R$15 milhões na educação… 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria da Gloria Ventura, Heber Alves da Costa e Delson Brandão Oliveira (7); Romeu Marra da Silva, Libaneza Namen, Laura Pirazzo e Carlos Pecci (8); Dalva Ventura de Freitas e Jayme Jaccoud (11); Ernesto Tessarolo Filho e Deborah Braune (12); Lilian Jabour (13).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.