Estão chegando em Friburgo as transmissões das TVs Globo e Excelsior

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 23 de maio de 2020

Edição de 23 e 24 de maio de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Dentro de alguns dias mais, a nossa cidade estará recebendo som e imagem dos canais 4 (Globo) e 2 (Excelsior) - A previsão é que os sinais tenham o mais perfeito sistema de transmissões de TV U.H.F. - graças às providências tomadas pelo prefeito Amâncio Azevedo, cuja administração custeará as despesas de montagem da moderna aparelhagem. Com o funcionamento regular, no sistema existente, dos canais de TV Tupy e TV Rio, Friburgo ficará recebendo a programação completa de quatro emissoras das cinco que atuam na Guanabara.
  • Prefeito presta contas - A extraordinária repercussão alcançada pelo relatório do prefeito Amâncio Azevedo, dando contas ao Legislativo das atividades administrativas de 1969, se deveu, ao real volume de realizações e a forma pela qual foram alinhadas os elementos, em perfeita coordenação e sintonia com os gráficos e estatísticas que ilustraram o volumoso  trabalho. Ao examinar os capítulos da mensagem, o leitor sentiu o esforço, tenacidade e espirito público que orientou o governo municipa, sobretudo a evolução da arrecadação e  despesas.
  • Festival de Banda de Música - Um magnífico Festival de Bandas promovido pela Sociedade Musical Campesina, celebra seu 100° aniversário de fundação. No aniversário de Friburgo, no dia 16, a Campesina apresentou-se em audição arrancando muitos aplausos. A banda “Conspirados Musicais”, de Campos, fez uma tocata, também aplaudidíssima. Também participam a "Lyra Cambuciense" e "Lira de Ouro", respectivamente de Cambuci e Duque de Caxias. Este Festival constitui o ponto alto da programação oficial das festas comemorativas de mais um aniversário de nosso município.
  • Vedada a realização de obras suntuosas na Educação do Estado - Está proibida a realização de despesas supérfluas ou obras suntuosas, que se destinem a simples embelezamento urbanísticos ou arquitetônicos, com recursos do Fundo de Participação do Estado do Rio, para aplicação no setor de educação. A proibição consta em decreto do governador Geremias Fontes. Os recursos do Ensino Primário serão empregados exclusivamente em aperfeiçoamento de professores, reparos, conservação e adaptação de bens móveis e imóveis, aquisição de material, construção de novas salas e compra de móveis. A utilização das verbas, em todos os setores de ensino, mediante convênio nos municípios de menos de 75 mil habitantes, ficará condicionada à apresentação, pelas prefeituras, dos planos de aplicação dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios. 
  • Jubileu de Ouro do Monsenhor Teixeira - Ocorrerá no ginásio Celso Peçanha, solene celebração em ação de graças pelo Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal do vigário Monsenhor José Antonio Teixeira, com direito a romaria à Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Niterói, onde o sacerdote celebrou sua 1ª missa. Tal ocasião´foi merecedora até da criação de um hino ao monsenhor. 

Pílulas:

  • O desfile das escolas primárias e jardins de infância no aniversário de Friburgo foi realmente bonito. Porém, os organizadores esqueceram de limitar sua duração, e o resultado é que às 13h do dia 16 ainda permaneciam nas ruas várias representações, com  crianças expostas ao sol, sem alimentação e sujeitas a perigos para a saúde. Será que tantas autoridades, inspetores e diretores de instrução pública não vão assumir uma atitude que de uma vez por todas acabe com esse absurdo.
  • A carência de divulgações do programa comemorativo do aniversário de Friburgo chegou ao ponto máximo. Ninguém sabia de nada. De quando em vez topávamos com algo ou com grupinhos esparsos tratando de algo.
  • Dizem que no fim deste maio vai acontecer aquele negócio apelidado de "valores" e que sempre consideramos sem o mínimo valor, pelo fato das escolhas não obedecerem a nenhuma regra, a nenhum critério, a não ser o pessoal, de grupos. A absoluta falta de acesso da imprensa aos “escaninhos" dos selecionadores por si só explica tudo.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Ana Paula Couto (18); Laura Cordoeira Rotay (24); Marcos José Coutinho, Marcos do Lago Coutinho, Moacyr do Lago Zamith, Sofia Lucas Bravo (25); Alfredo Motta (26); Marcelo Braune (27); Gustavo José Couto (29); Alfredo Joel Filho (30) e Antonio Valente (31).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.