Aprovada gratificação para o presidente da Câmara

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 07 de agosto de 2021

Edição de 7 e 8 de agosto de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim.

Manchetes:

  • Baixou um manto protetor - Em um passe de mágica, a Câmara Municipal de Friburgo aprovou uma verba mensal de um milhão e 100 cruzeiros antigos para o seu presidente. Fomos os primeiros a reclamar da ilegalidade da medida, da sua flagrante inconstitucionalidade, apesar da mesma ter subido ao plenário alicerçada em parecer de um órgão do Ministério da Justiça. Muito embora o vereador emedebista Newton  D’Angelo tivesse reclamado na Comissão Técnica da Casa do Povo, apresentando trabalhos e pareceres contrários ao verdadeiro maná, a verdade é que de um momento para o outro a movimentação sobre o assunto deu lugar a um mutismo geral, parecendo que uma “cortina de fumaça” e posteriormente um “muro de cimento armado” abocanhou o problema conseguindo silêncio sepulcral sobre a matéria, até então ameaçada até de ação popular na Justiça. Ação popular seria pouco. O certo seria o Ato Cinco. 
  • Jogos estudantis da Primavera - A olimpíada que reúne os colégios em disputa de várias modalidades esportivas terá em setembro deste 1971 desfile de atletas, corrida de tocha olímpica, bandeira olímpica, juramento do atleta, provas de atletismo, natação, futebol, basquete, voleibol e outros. Uma comissão organizadora foi designada pelo presidente Amaury incluindo os professores Eraldo Sá, Eclício Chianca, Maria Elielci Cordoeira, Lygia Saade, Yvo Deroche e Ronaldo Calvo. Haverá ainda eleição da rainha da Primavera, plantio de árvores, além de dias e noites de festivais nunca vistos em Friburgo.
  • Melhorias urbanas - Em cada distrito e locais de grande densidade populacional como Olaria e Cônego, a administração do prefeito Feliciano Costa irá construir prédios adequados ao funcionamento de regiões administrativas, com acomodações para correios e telégrafos, posto de saúde, assistência social, manutenção dos serviços de água e esgoto e estradas de rodagem, além de viaturas e seção arrecadora de impostos.
  • Estudante pobre terá livro de graça em 1972 - O governo do Estado investirá um milhão de cruzeiros em livros didáticos, a serem distribuídos aos alunos pobres da rede oficial de ensino. Será firmado convênio com o Instituto Nacional do Livro com autorização do  governador Raimundo Padilha. A distribuição gratuita de livros, no total previsto de 340.560 volumes, será feita sem maiores protocolos. A ideia do convênio para essa medida de largo alcance educacional surgiu de recente encontro em Brasília entre o secretário de Educação fluminense e a diretora do Instituto Nacional do Livro, escritora Maria Clara Barroso.
  • Dimensão consagratória - O governo Feliciano Costa desapropriou vasta área nas imediações da Rua Souza Cardoso para instalação do mercado do produtor e uma feira para venda de legumes, aves, ovos e frutas, com instalações condignas e condições de perfeita higiene, como manda o figurino.
  • Medida salutar - O governador Raimundo Padilha recomendou ao prefeito Feliciano Costa que a Prefeitura de Friburgo não deverá fornecer gasolina e óleo às viaturas de órgãos estaduais, pois os referidos setores deverão ser abastecidos em fontes do próprio governo. A medida é saneadora, pois tira o natural constrangimento dos executivos dos municípios quando há necessidade de negar o fornecimento.

Pílulas:

  • O panorama politico friburguense anda movimentadíssimo com entrevistas, telefonemas e reuniões que marcam o princípio de uma carreira vertiginosa que de agora em diante somente parará com a abertura das urnas do futuro pleito.
  • A administração fluminense parte para uma enorme série de realizações, com muitas obras e serviços públicos. A recomendação do governador Padilha repercutiu de forma especial junto ao povo do Estado do Rio. 
  • O Caledônia Montanha Clube anuncia para 4 de setembromo a sua tradicional Festa da Cerveja. O presidente da agremiação social, jornalista Sylvio Fonseca e sua equipe se esforçam para que a iniciativa – que faz parte do calendário oficial do turismo – alcance o máximo de sucesso.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Eudalis Éboli Tavares (8); Geny Amelia (10); Emilinha, Jaine Campos Aucar, Dr. José Amélio, Alvarino Bessa e Adelino Valente (11); Rostain Pinto de Faria, Bernardino Vieira Gomes, Dermeval Barbosa Moreira e Lafayette Bravo Filho (13); Ricardo Roberto Alves e José Carlos Cordeiro (14); Monsenhor José Antônio Teixeira (15).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.