Dez termos financeiros que você precisa conhecer

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Pois bem, já faz tempo desde o último glossário. Dada a devida importância de assuntos relevantes para a democratização do acesso àinformação financeira, este é o tipo de abordagem que faço questão – e quem me acompanha com afinco sabe disso – de trazeràtona sempre que surge a oportunidade. Afinal, conhecimento nenhum pode ser desperdiçado e vocabulário técnico é fundamental para qualquer desenvolvimento de conhecimentos específicos.Portanto, fique com o glossário abaixo para estudo e apreciação. Espero poder acrescentar valor ao seu conhecimento.

Alavancagem: com o objetivo de potencializar rendimentos, investidores usam determinadas garantias para operar com volume financeiro acima do patrimônio real e, assim, alavancar resultados.

Alíquota: valor percentual que incide sobre determinada atividade, geralmente, com finalidade tributária.

Ativo e passivo: ativos são bens ou serviços que agregam rentabilidade; passivos, por sua vez, são bens ou serviços com carga de desvalorização e despesas com o passar do tempo.

Commodities: insumos classificados como matéria-prima capazes de passarem por processos industriais com objetivo de atribuir maior valor agregado ao produto.

Cotação: preço de equilíbrio, em determinado instante, calculado via livre mercado a partir das relações de oferta e demanda. Em bolsa de valores, nada mais é que o preço de determinado ativo num exato instante.

Custódia: aqui, fica caracterizada a guarda e exercício de direitos sobre títulos e valores atribuídos a determinado investidor.

Dividendos: distribuição de parte dos lucros de uma determinada empresa a seus acionistas.

Liquidez: capacidade de converter aplicações financeiras em dinheiro, sem haver perda de valor. Quanto maior a liquidez, mais rápida é executada tal conversão.

Pregão: nome atribuído ao período de negociação de ativos na bolsa de valores. No Brasil, hoje, o pregão da B3 funciona entre 10h e 16h55.

Volatilidade: na bolsa de valores, volatilidade representa a variação das cotações de determinado ativo em um período estipulado de tempo, possibilitando parâmetros de estabilidade ou instabilidade do investimento.

Publicidade
TAGS:

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.