Não será uma fria despedida

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Cá estou, cinco anos depois, exatamente no mesmo lugar.

Fisicamente, é claro, pois ao longo deste período uma carreira se desenvolveu, relacionamentos foram criados, negócios concretizados e oportunidades surgiram. Há cinco anos, em julho de 2019, recebi o convite de Adriana Ventura – diretora deste jornal – para escrever um artigo sobre os 25 anos da nossa moeda, o real, em circulação na economia brasileira. Sentei-me nesta mesma varanda, pus os mesmos óculos, o notebook em minha mesa e comecei a vagarosa tarefa de digitar dez mil caracteres sobre o tema. Não foi fácil, não foi rápido, mas proporcionou uma história: hoje sou colunista, um escritor.

Trazer conhecimentos de educação financeira para um espaço democrático de acesso a conhecimento é motivo de orgulho. Perceber os reais impactos na vida de cada um dos leitores que me acompanharam por aqui ao longo de todo este tempo é gratificante. O trabalho é lento, mudar a cultura de uma população pode levar gerações, mas carrego comigo a certeza de fazer minha parte. Aos poucos, venho cumprindo o meu papel.

Neste jornal, ao longo de todas as sextas-feiras durante cinco anos consecutivos, a população de Nova Friburgo pôde aprender sobre como formar sua reserva de emergências, investir em mercados complexos, identificar promessas duvidosas e perceber possíveis fraudes, contratar seguros de maneira eficiente, planejar sua aposentadoria e até mesmo organizar a árdua tarefa de uma sucessão patrimonial.

Entretanto, como toda história tem seu fim, hoje é dia de encerrar este ciclo. Talvez não com um “adeus”! Este capítulo pode ser apenas um “até logo”. Deixo este espaço porque novas aventuras vêm pela frente. Em uma nova cidade, assumirei meu novo cargo na corretora de uma das maiores instituições financeiras do país; uma oportunidade e tanto para o desenvolvimento de minha carreira.

Me despeço, com muito carinho, de todos que me acolheram em suas casas, locais de trabalho, nas leituras feitas na praça e através das modernas telas de celular. Em especial, dedico fortes agradecimentos aos colaboradores do A VOZ DA SERRA e à Adriana Ventura, que lá atrás, na época em que eu fundava meu primeiro negócio, aos 22 anos, acreditou no meu potencial e abriu suas portas para receber meu projeto de educação financeira.

Hoje, fiquem com o meu “até logo”. Ainda farei mais pela educação financeira de Nova Friburgo.

Publicidade
TAGS:

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.