O sonho do ensino superior nas suas mãos

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quarta-feira, 04 de outubro de 2023

É difícil muitas vezes acordar em uma segunda-feira de manhã e ir trabalhar logo cedo. No inverno, pior ainda. Mesmo que você ame o trabalho que desempenha, precisa concordar: é natural que não amemos a fazer algo que somos obrigados. Agora, se você se sente péssimo com frequência só em pensar em pular da cama para ir trabalhar, precisamos refletir.

A causa da frustração de muita gente se dá pelas limitações familiares e pela falta de oportunidades na vida. Muitas vezes, o caro acesso ao estudo e a eminente necessidade de ingressar no mercado de trabalho, faz com que a necessidade fale mais alto. E assim, muitos seguem uma carreira que de fato não sonham.

Outros, por sua vez, se dedicaram por anos e anos aos estudos. Passaram para uma faculdade e ao ingressarem no mercado de trabalho, tiveram a sensação de que não era aquilo. Uma imensa frustração permeia a mente das pessoas que sentem como se tivessem perdido o seu tempo e estivessem fadadas a infelicidade.

A grande realidade é que na crença da maioria das pessoas, fazer um curso superior ainda é inviável: seja pelos custos, pela falta de tempo ou mesmo pela distância. Pense que seu emprego talvez não esteja te fazendo tão bem assim e talvez fosse melhor tentar fazer outra coisa? Pois bem, você precisa partir para outra.

Cederj: novas inscrições

Cursar uma faculdade pública é um sonho antigo de muitos moradores, mais velhos e mais novos, de Nova Friburgo, e que acabam temendo e desistindo precipitadamente da ideia só em pensar nos altíssimos custos em ter que se mudar para a capital do estado.

O que muitas pessoas acabam desconhecendo é que mesmo em Nova Friburgo, sem ter que deixar o seu emprego, você tem a total possibilidade de estudar gratuitamente e ainda sim ter um diploma das faculdades mais renomadas de todo o país, como: UFF, UFRJ, Cefet, UFRRJ, Uerj, UniRio e outras mais.

Apesar de muita gente desconhecer, o Cederj é um consórcio formado por diversas universidades públicas do Rio de Janeiro que oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial, com a possibilidade de ingresso, em diversos campus espalhados pelo estado, e com uma baita variedade de cursos.

O concurso tem a oferta média de sete mil vagas distribuídas em 16 cursos entre licenciatura (História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo), bacharelado (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção) e tecnólogo (Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública).

As inscrições deverão ser realizadas pela internet, e em algumas universidades, o estudante poderá ingressar com a nota do Enem, contudo, todos deverão ficar atentos ao edital que sairá em breve. É o que explica Rosali Batista Závoli, diretora do polo Cederj/UAB Nova Friburgo, sediado no Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa.

“O polo Nova Friburgo conta uma infraestrutura para atender os estudantes. Atualmente os cursos oferecidos na cidade são os de Ciências Contábeis, Tecnólogo em Segurança Pública, Química, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Letras. Não deixem de lado essa oportunidade e fiquem atentos ao prazo de inscrição que começa no próximo dia 10”, destaca Rosali.

Faculdade gratuita e para quem trabalha

Para Lorran Lamblet, estudar na modalidade de ensino presencial era uma situação muito distante das suas possibilidades, devido à correria de conciliar o trabalho com as responsabilidades financeiras. Tudo isso mudou depois que ele foi aprovado em um vestibular do Cederj.

“Com o ensino a distância consigo administrar meus horários e assim me dedicar aos estudos. A modalidade semipresencial me permitiu que eu não perca tempo, em todos os aspectos. Hoje estudo a distância no Polo de Nova Friburgo e consegui uma excelente oportunidade de trabalho na capital”, explicou Lorran, que atualmente trabalha em uma das maiores instituições de investimentos do país.

O tempo que muitas pessoas ficam fora de uma sala de aula e afastados dos estudos são desafiantes, contudo, podem ser superados. Os cursos são gratuitos, semipresenciais, com diplomas excelentes e a provas podem ser realizadas nos fins de semana.  A oportunidade de você mudar a sua vida, é hoje - e só depende de você!

Publicidade
TAGS:

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.