AVS não é medicamento, mas é bom para a saúde!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 07 de agosto de 2023

        É maravilhoso cruzar o portão de uma escola e saber que tudo está na maior organização. Muitas vezes, nem nos damos conta de que, bem antes de os portões se abrirem, vários integrantes da equipe já estavam dispostos nos seus postos de trabalho. Da ambientação do espaço físico aos profissionais de apoio pedagógico, para que o professor assuma uma sala de aula, a logística toda já foi estruturada. Assim, não é sem razão que o dia 6 de agosto passou a ser o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, por lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 22 de dezembro de 2014.

        O Caderno Z é o arauto da merecida homenagem e todos nós embarcamos nessa viagem, percorrendo os meandros educacionais, aplaudindo, de pé, toda essa gente espetacular que ajuda “na tarefa de fazer a educação acontecer”. Como exemplo, quem trabalha na secretaria se ocupa com toda a parte de documentação dos alunos e dos demais funcionários; quem se dedica a preparar as refeições tem papel importante no processo de desenvolvimento dos alunos. Minha avó dizia: “estudante tem que se alimentar bem, porque saco vazio não para em pé”. Os serviços gerais, a gestão escolar, o setor pedagógico, a biblioteca, a segurança e inspeção, tudo requer profissionais de apoio para que a educação se efetue a contento. Afinal, é nesses ambientes escolares que se desenha o futuro, preparando as gerações que passarão o aprendizado, adiante.

        Na verdade, a arte de aprender não tem mais ponto final. Antigamente, no tempo dos meus pais, um curso primário bem estruturado já estava de bom tamnho. No mais, aprendia-se por conta própria. Entretanto, na atualidade, até os idosos estão fazendo parte do novo ciclo de vida em que conquistar uma graduação ou acrescentar mais outras, tornou-se possível. Vovó também dizia: “pode-se estudar a vida inteira, pois o saber não ocupa lugar”. - Wanderson Nogueira vem, com seu brilho, fechar nosso passeio pelo Caderno Z: “Que todas as pequenas luzes que acendem no cotidiano não sejam desprezadas. Se isoladas não iluminam o todo, que colecionadas possam iluminar toda a sua caminhada. Pelo dia a dia, por toda jornada ao topo, seja lá o que for o topo e qual for o topo. Pois ao fim, antes do fim de tudo, serão as pequenas coisas — a vida”.

        Em “Há 50 Anos”, o governador Raymundo Padilha inaugurava a Escola Canadá, dando ênfase em seu discurso: “Não há povo capaz sem educação eficiente, sem governo vigilante. Vigilância e eficiência dão educação a um povo que aproveita o recurso humano para a formação de uma economia social.” Foi muito aplaudido!

        Com o Agosto Lilás e o Dia Nacional da Saúde, 05 de agosto, a edição de A VOZ DA SERRA tem de tudo um pouco para o nosso bem-estar.  O Cão Sentado, na charge de Silvério, faz o serviço de alerta para os cuidados. Para bom entendedor, os personagens bastam. As informações médicas sobre a trombose formam um guia de conhecimentos sobre a doença que está ainda associada a sequelas da Covid-19.

        Em “Sociais”, não é só a família “Lugon Marques” que está feliz e, sim, toda a torcida tricolor, pois nasceu em 23 de julho, o pequeno Guilherme, o “tricolor dos bons”. Thiago Lima, o “jornalista dos bons”, de A VOZ DA SERRA, felicidades pela nova idade. Guilherme Couto foi premiado pelo Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde.  Parabéns aos familiares, doutor Gustavo Ventura e Fátima Martins pelo sucesso do filhão. A área de estudo computacional de Guilherme poderá ajudar a se entender melhor as doenças do coração. Filho de peixe é peixinho, comprovado!

        O 2º Circuito Sesc de Dança de Salão tem programação imperdível. Neste ano, serão realizados 29 bailes, em oito unidades nas regiões Metropolitana e Serrana do Estado do Rio.  Os ingressos custarão de R$ 2 a R$ 6. Recomendado para pessoas acima de 60 anos, pois melhora o condicionamento físico e mental. Com tanta coisa boa acontecendo, já está sendo montada a Fevest 2023, em Nova Friburgo. De 9 a 11 de agosto, é a maior feira de lingerie do Brasil, com mais de 100 expositores. Que beleza!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.