Prêmio internacional

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Prêmio internacional
Mais um profissional friburguense formado pelo Instituto Politécnico do Estado do Rio (IPRJ), da Uerj Friburgo é premiado. Grazione de Souza, que também é professor da unidade em que estudou, recebeu o reconhecido internacionalmente prêmio SPE Brazil Awards, da Society of Petroleum Engineers. Com o objetivo de reconhecer a contribuição de profissionais e instituições para o engrandecimento da indústria de óleo e gás no Brasil, Grazione foi premiado na categoria Distinção do Ensino e Pesquisa na Engenharia de Petróleo.

Ápice
O prêmio é concedido aos associados da SPE que tenham contribuído de forma destacada, tendo prestado importantes contribuições profissionais em uma das disciplinas técnicas que compõem a base de conhecimentos da SPE. Com esse prêmio, Grazione foi reconhecido como o mais influente dentre os professores que trabalham para óleo e gás no Brasil.

Etapa continental e mundial
Com o reconhecimento nacional, automaticamente, o professor friburguense foi indicado para representar o país no SPE Latin America & Caribbean Award e, caso seja selecionado nesta etapa, concorrerá ao SPE International Award. Grazione é mestre em modelagem computacional, doutor em engenharia de reservatórios e exploração e pós doutor em fenômenos de transporte. É professor adjunto da Uerj na graduação e nas pós.  

Resultados incríveis
Os resultados da formação acadêmica e das pesquisas promovidas pelo IPRJ tem colocado Nova Friburgo no ápice do mercado, com algumas das melhores mãos de obra da área no Brasil. O professor Grazione acaba de receber mais uma premiação: o Prêmio Paulo Freire da 19ª Semana de Graduação - Uerj Sem Muros. Ele recebeu menção honrosa como reconhecimento à sua atuação na universidade.

Prêmio de Iniciação à Ciência
E não param os feitos por aí: alunos da Uerj em Nova Friburgo também foram premiados na 30ª Semic - Prêmio de Iniciação à Ciência Nilcéa Freire. Receberam menções honrosas, os graduandos Brenda da Silva Thomaz, Douglas Ferraz Corrêa e Leonardo Knupp.

Centro de Pesquisa em Nova Friburgo
Por falar na importância da ciência e tecnologia e como isso transforma realidades e até municípios, saiu a homologação da contratação de uma empresa de engenharia que fará o projeto básico e executivo para a implantação de oito centros regionais integrados de pesquisa, tecnologia, inovação e formação da Faetec. O Estado escolheu Nova Friburgo para abrigar uma dessas unidades. A Construtora Metropolitana foi a empresa vencedora em contrato que prevê mais de R$ 154 milhões de investimentos.

Obras em breve
A unidade friburguense será construída às margens da RJ-130, a estrada Teresópolis-Nova Friburgo, nas proximidades de Córrego Dantas. Os cursos ainda não foram definidos, mas segundo o Governo do Estado devem obedecer às vocações locais. O espaço também deverá abrigar os cursos universitários à distância do Cederj que atualmente funcionam em um espaço adaptado no Ciep de Olaria. O cronograma de obras ainda não foi revelado.

Falecido CVT
Na mesma linha (Faetec), vale lembrar que em 2008, Nova Friburgo ganhou um Centro de Vocação Tecnológico (CVT) voltado para a área de turismo. A unidade tinha uma cozinha para as aulas de gastronomia considerada uma das melhores do país. O CVT que chegou a ter mais de dez cursos gratuitos, teve vida curta e acabou fechando. Os equipamentos da cozinha foram parar no Palácio Guanabara para servir ao governador à época (Pezão). Está lá até hoje, servindo aos que o sucederam.  

Carnaval 2022
A escola Alunos do Samba definiu seu samba para o próximo carnaval, após acirrada disputa. Com o enredo “Hakuna Matata: se existe problema há solução, se não há solução, não existe problema”, o samba escolhido tem parceria assinada por Elizelton, Guto e cia. No refrão principal, os compositores exaltam as cores da agremiação: “De azul e branco estendo o meu manto, Alunos do Samba és meu bem querer, Hakuna Matata é lindo dizer que os seus problemas só o samba pode resolver”.  

Só falta Saudade
Dessa forma, entre as agremiações do grupo especial, agora falta apenas a Unidos da Saudade revelar seu samba. A roxo e branco falará sobre a indústria metalúrgica. Vilage e Imperatriz já tinham definido os seus sambas.

Otimismo: vai ter carnaval!
Nas quadras das agremiações, além dos eventos que tem registrado ótimos públicos, aumenta a esperança de que haverá carnaval em fevereiro. Após o banho de água fria com o cancelamento do réveillon na cidade do Rio de Janeiro, o cancelamento do cancelamento entusiasmou passistas, profissionais e diretores do carnaval friburguense. Mas o que tem elevado ainda mais o otimismo é que o número de internados e mortos pela Covid-19 no Brasil tem se mantido em níveis baixos e os casos, em quase sua totalidade, são de pessoas que não se vacinaram.

Ciência ao lado
Com a antecipação da dose de reforço de seis para quatro meses em Nova Friburgo, e, com as pesquisas apontando que com a 3ª dose da vacina Pfizer há 90% de eficácia contra a variante Ômicron, a não realização do carnaval – acreditam – só se dará por vieses ideológico-políticos. Há quem garanta que seria insustentável para a prefeitura friburguense cancelar a folia, caso a capital fluminense confirme o evento. Assim, a realização do carnaval, entre os sambistas, tem aposta bem alta de que vai acontecer.

Adeus, Cesar
O último domingo, 12, marcou o último desejo do querido Cesar Namer, do restaurante Arroz com Feijão, falecido aos 75 anos de idade, no último dia 3 de novembro. Amigos e familiares se reuniram exatamente no horário que ele abria o restaurante, para espalhar suas cinzas no canteiro do relógio que fica no início da Avenida Alberto Braune. O pedido dele era que todos fossem com camisa do seu Fluminense. Mas abria exceção para camisas do América-MG ou do Friburguense.

Futebol além do fim
Mineiro, Cesar também era torcedor do América-MG, que pela primeira vez disputará a Libertadores da América. Competição em que o Fluminense também garantiu presença. Um feito e tanto que Cesar acompanha do céu. Alguns amigos venceram a emoção e falaram sobre esse apaixonado por Nova Friburgo e a saudade que sentem. Em ato de desprendimento, a viúva Lúcia Helena, flamenguista fanática, abriu exceção e vestiu a camisa do Tricolor das Laranjeiras em tributo ao seu inesquecível Cesar.

Arroz com Feijão segue
O tradicional restaurante continua funcionando. O espaço deverá em breve passar por reformas e adaptações para ganhar um novo jeito, sem perder o tempero do simples e bom arroz com feijão. Aos poucos, amigos vão superando ou ganhando coragem de subir aquelas escadas, sabendo que não encontrarão o Seu Cesar. O carisma, as piadas, o entusiasmo com a vida e com Nova Friburgo ficam nas boas memórias do cotidiano de uma cidade que jamais esquecerá um dos seus grandes nomes.                 

Palavreando
“A saudade também fez ponte? Faz parte. Não construa muros para a saudade. É a prova de que se viveu alguém realmente marcante. Queremos muitas vezes expulsar a saudade, quando expurgá-la significa aniquilar memórias divinas de encontros que nos conduzem e tornam especial essa passagem por esse lugar fascinante que é a vida”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.