O livro tem o pulsar do coração

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 07 de agosto de 2023

O leitor, quando mergulhado numa história, deixa seus olhos deslizarem sobre o texto, sendo capaz de perceber os personagens em seus sentimentos, palavras e ações, contextualizadas em cenas, ricas em circunstâncias a serem por ele captadas e refletidas. 

Mas como é possível, a literatura atrair a criança e o jovem, competindo com um universo de situações por eles vividas? 

Muitos fatores podem ser indicados, porém a linguagem é o mais relevante e complexo. Sendo o escritor, um contador de histórias por excelência e tendo uma imaginação generosa, está diante de um grande desafio: comunicar-se com a criança e o jovem. Ao entrar em contato com sua voz narrativa, vai aprendendo a usar as palavras, construir as frases, fazer a história desencadear de modo contínuo e claro, capaz de transmitir ao leitor o seu pensamento e o seu modo de dizê-lo. Jamais escreve para si; escreve para o outro. Para o grande “Outro”. Seus textos nunca ficarão guardados em gavetas ou esquecidos na última prateleira de estantes, serão degustados e absorvidos por aqueles leitores que estão chegando a um mundo a ser descoberto, a um lugar desafiador, onde terão que viver e interagir. 

O texto literário, ao promover a comunicação entre pessoas de culturas e gerações diferentes, atravessa o tempo e percorre espaços sem perder a riqueza narrativa e constrói, com maestria, as possibilidades de conversar com o leitor sobre a história que se propõe a contar e o respectivo tema que vai abordar. 

Quem será o meu leitor, o que quero dizer a ele e como fazê-lo? São perguntas que exigem respostas responsáveis uma vez que seu texto permanecerá vivo no leitor, cujas ideias transmitidas através de palavras irão pulsar como um coração naquele que lê, quiçá por toda uma vida.      

O livro é uma casa que precisa ser aconchegante à criança e ao jovem, onde eles encontrarão no universo ficcional o que vivem na realidade. É o mundo do faz de conta que apoia a criança e o jovem em suas experiências existenciais. É como o canto do rouxinol que anuncia a primavera e propaga a longas distâncias a esperança de algo melhor. Quanto mais barulho o mundo fizer, mais alto ele cantará. 

O texto infantojuvenil não é despretensioso. Cada palavra quer tocar a pessoa do leitor, enquanto sujeito sujeitado, enquanto indivíduo único. Como ser vivo que deseja uma vida digna.

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.