Papai Noel existe

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

A VOZ DA SERRA noticiou na edição especial do Natal de 1971
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Papai Noel existe - Pode existir Natal sem peru, mas sem Papai Noel, não. Pouco importa que as lojas exibam cada uma o seu velhinho, concorrendo para desmistificar a figura que tanto usam em benefício próprio. A ideia do Natal está ligada a Papai Noel assim como este está relacionado com o costume de presentear os filhos e parentes neste 25 de dezembro, acredite-se ou não nele. Quase todo mundo participa das festividades de Natal, mas pouca gente imagina tudo o que cerca a maior, mais universal e mais antiga festa da humanidade. O mais comum diante do Natal é aceitar a festa como se ela tivesse sido comemorada com a presença do Papai Noel, do presépio, dos presentes da árvore e das canções. Entretanto, antes de ser o que é, o Natal passou por muitas transformações. Papai Noel existe, ou melhor existiu. E foi um santo, que tem uma história tão simples como a de tantos outros. 
  • Santa Claus - O dia de São Nicolau passou a ser comemorado em outros países europeus. Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Grã-Bretanha incluíram entre seus costumes a festa de São Nicolau, ou Santa Claus - uma corruptela do nome original e que foi mais tarde adotada para designar Papai Noel em muitos países.  
  • Natal: O presente que realmente tem valor - Sejam verdade os braços abertos e reais as mãos estendidas, venham elas ocupadas com os presentes tradicionais ou estejam nuas, mas que sejam francas, plenas daquele presente maior que todos, da amizade que não tem preço. Retratem as palavras e os bons votos a verdade de pensamento bons. Nada é a tradição se a sinceridade não a conforma, e coisa alguma valem os votos, sem o desejo veemente de que se cumpram. A magia deste dia especial pode convertê-los em verdade se com força os formulamos, em nome de Cristo. Consideremos que ele deve ser o grande presente, mais ainda no dia de seu Natal do que em qualquer época do ano na civilização que é a nossa, e que intitulamos cristã. 
  • O centro urbano e os bairros enfeitados com motivos natalinos - O prefeito Feliciano Costa colocou nos logradouros do centro urbano e dos bairros, ornamentação das mais festivas e dentro do espírito do Natal. Um ambiente de alegria, com árvore de Natal, grandes velas, presépio, estrelas, feéricas iluminação, engalanam nossas ruas e praças. Impressões as mais lisonjeiras foram as colhidas pela nossa reportagem, sobre o aspecto festivo dos ornatos multicolores que em profusão estão colocados de norte a sul da cidade.  
  • Já se vai divisando no céu - Uma nova estrela anunciando a chegada do menino Deus. É tempo de abraços fraternais e com os nossos, vai também uma ardente prece, rogando ao Senhor que proporcione aos prezados leitores um maravilhoso Natal. 
  • Feliz Natal! - Neste momento em que o espírito do Natal sobrepaira, ensejando uma atmosfera festiva e serena; nos instantes em que os sinos repicam, ouvindo-se comovedoras clarinadas anunciadoras dos solenes momentos em que a humanidade comemora o nascimento do Menino Jesus, evocamos a proteção do alto para os que conduzem os povos, lembrando-lhes que os exemplos dados pelo Messias, Salvador do Mundo não serão deixados no esquecimento. Um Natal Feliz para todos!  

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Nair Cattermol Barreto (19); Rivaldo Pereira, Hélio Guimarães e Edmundo Weber (23); Jabes Silva (24); Leina Dutra (26); Luiz Gonçalves e Luz Mastrangelo Neto (27); Décio Torres (28); Nader Bom, Hélcio Assis e Cláudia Oliveira (29). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.