Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

17/04/2018

Caros amigos, ao olhar a beleza da criação, vemos a perfeição do ser que a criou. Ele fez todas as estrelas e demais corpos celestes de imensa grandeza, mundos que nós nem sonhamos poder conhecer e, ao mesmo tempo, a menor de todas as partículas também foi originada a partir do seu ato criador. E todas as coisas criou em harmonia: “eram todas muito boas”, nos diz o relato do Gênesis (cf. Gn 1, 31).

Leia mais
10/04/2018

Caros amigos, “a ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo, acreditada e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamental pela tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, pregada como parte essencial do mistério pascal” (Catecismo da Igreja Católica, 638). Quando a vivência cristã perde este centro, as consequências são uma vida vazia de sentido e uma prática religiosa fundada no subjetivismo e alimentada pela espetacularização.

Leia mais
03/04/2018

Caros amigos, eis que tudo se faz novo! (2Cor 5,17). Cristo ressuscitou dentre os mortos! As culpas foram lavadas, a inocência restituída, o pecado e a morte vencidos, a alegria habitou novamente os corações pela certeza da vida nova e da paz (cfr. Precônio Pascal). A ressurreição de Jesus é a verdadeira esperança do mundo; força que renova e dá sentido, que liberta o homem da fragilidade, que restitui a dignidade e vence o mal.

Leia mais
27/03/2018

Caros amigos, no último domingo, 25, iniciamos as celebrações da Semana Santa. Dias em que a Igreja convida a todos a se aproximarem dos últimos momentos da vida terrena de Jesus, desde a entrada em Jerusalém à paixão, morte e ressurreição. Uma oportunidade de fazer junto com o Senhor o caminho de dor e de amor, de cruz e ressurreição; de tocarmos o grande mistério salvífico, no qual Deus feito homem entrega livremente a sua vida para a redenção do mundo.

Leia mais
20/03/2018

Caros amigos, o itinerário quaresmal nos aproxima do mistério da glorificação do Senhor, pelo qual foi conquistada a redenção de toda a criação. Somos chamados neste tempo, pela Santa Mãe Igreja, a viver mais intensamente a Paixão de Jesus e, por meio dela,entrarmos na glória de sua ressurreição.

Leia mais
13/03/2018

Caros amigos, neste tempo quaresmal somos convidados a ouvir mais atentamente a voz de Deus e, à luz da Verdade testemunhada por Cristo, buscar mais intensamente a conversão dos nossos corações.

Leia mais
06/03/2018

Caros amigos, este ano somos convidados pela Igreja no Brasil à superação da violência pela construção de um mundo mais fraterno e pela promoção da cultura de paz, da reconciliação e da justiça. Para isso, é preciso compreender que esta reflexão não se limita à esfera da violência caracterizada pelo uso intencional da força física, antes se faz necessário entender que a fonte da violência é o coração humano que vive distante da verdade.

Leia mais
27/02/2018

Caros amigos, enfrentamos uma realidade marcada por grandes mudanças que afetam profundamente nossas vidas. Vivemos tempos difíceis, tanto no âmbito social como econômico e político. Muitos, diante da situação desesperadora em que se encontram, são movidos à desesperança e à descrença em um mundo melhor. Portanto, é preciso assumir a responsabilidade de gerar uma transformação radical das estruturas.

Leia mais
20/02/2018

Caros amigos, na última quarta-feira, 14, teve início o itinerário quaresmal em preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. A quaresma é um tempo muito importante, “um tempo favorável” (cfr. 2 Cor 6,20) de apelo à conversão: “Voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto” (Jl 2,12).

Leia mais
06/02/2018

Caros amigos, todos nós queremos ser felizes, isto é, fazer da felicidade uma parte de nós e senti-la sempre em nosso interior. “A aspiração pela alegria está impressa no íntimo do ser humano. Além das satisfações imediatas e passageiras, o nosso coração procura a alegria profunda, total e duradoura, que possa dar «sabor» à existência” (Bento XVI, Mensagem para a 27ª JMJ).

Leia mais