Dom Edney Gouvêa Mattoso

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

Caros amigos, a família é uma realidade maravilhosa, obra das mãos de Deus que, formada por Seus filhos e filhas, traz em si os perfis da Trindade Santa. Porém, esta obra não nasce pronta, mas está em constante aperfeiçoamento. Por isso, uma mensagem importante para evangelização dos casais é que estes aceitem o matrimônio como um caminho de progressiva perfeição no amor, e não uma relação perfeita desde o início.

Leia mais

Caros irmãos, todos os cristãos são “vocacionados”, ou seja, são chamados por Deus para uma missão específica no mundo, em meio aos seus irmãos. E o requisito primeiro para o cumprimento desta missão é a escuta da voz de Deus que nos fala em sua palavra, pelos pastores da Igreja, nos momentos de oração pessoal e nos acontecimentos do dia a dia. Em segundo lugar, a coragem para dizer sim.

Leia mais

Caros amigos, a Eucaristia é um tesouro inexaurível de graça e vida cristã. Precisamos conhecê-la melhor, para melhor vivê-la e melhor “comunicá-la”.

Na transmissão da Boa Nova ao mundo, objeto próprio da missão, a Eucaristia aparece como um verdadeiro “critério de valorização de tudo o que o cristão encontra nas diversas expressões culturais” (Sacramentum Caritatis, 78).

Leia mais

Caros amigos, ao pensarmos em Deus podemos nos perguntar: É possível realmente conhecê-lo? Seu rosto não nos parece sempre misterioso?

Leia mais

Caros amigos, uma das mais importantes tarefas da Igreja, como continuadora da missão de Cristo, é a de esclarecer ao mundo sobre a verdade, pois Ele veio para “iluminar aqueles que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de guiar nossos passos no caminho da paz” (Lc 1, 79). E Ele afirma: “Eu, a luz, vim ao mundo para que todo aquele que crê em mim não pereça nas trevas” (Jo 12, 46). Assim, é parte inalienável da missão da Igreja pregar a Verdade de Jesus e “rejubilar-se com a verdade” (Cfr. ICor 13, 6).

Leia mais

Caros amigos, neste mês de julho um bebê inglês prestes a completar um ano de vida, Charlie Gard, tornou-se uma das grandes notícias das redes de informação no mundo. Por ter nascido com uma condição genética rara, o bebê não possui, salvo um milagre, muito tempo de vida. Por isso, os tratamentos oferecidos são paliativos, mas fundamentais para a manutenção de sua vida.

Leia mais

Caros amigos, há pouco celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Nossa Mãe, a Igreja Católica Apostólica Romana foi, logo nos primórdios, consagrada pelo sangue destes dois grandes apóstolos do Cordeiro, pois quis a Providência que ambos fossem martirizados em Roma.

Leia mais

Caros amigos, todos os dias precisamos tomar muitas e importantes decisões sobre a nossa vida, e estas, por vezes, repercutem também sobre a vida de outras pessoas. De fato, não se pode separar a liberdade da responsabilidade, que é sua consequência natural. Um beato do século XX, o cardeal britânico John Henry Newman, dizia com grande acerto: “A consciência tem direitos porque tem deveres” (Carta ao Duque de Norfolk).

Leia mais

Caros amigos, o coração humano de Cristo, unido substancialmente ao Verbo de Deus, que é bendito com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim, tornou-se para nós exemplo inigualável e refúgio seguro. Esta é a relação que devemos ter com o Senhor Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Leia mais

Caros amigos, um dos mais tradicionais hinos eucarísticos da tradição da Igreja começa assim: “Ave, verdadeiro corpo, nascido da Virgem Maria e que verdadeiramente padeceu pelos seres humanos”. Este verso quer expressar a realidade da presença de Jesus Cristo na Eucaristia. De fato, o mesmo que padeceu na Cruz, atualiza sua entrega em todas as Santas Missas, não sofrendo-a novamente, mas comunicando suas graças às almas fiéis e unindo-as pelo Sacramento do Altar.

Leia mais