Dom Edney Gouvêa Mattoso

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

17/10/2017

Educar juntos

Caros amigos, nossas reflexões lançam um olhar global sobre a participação conjunta da vocação religiosa e leiga na educação. A unidade na diversidade, fator inquestionável na escola, nunca foi empecilho para propagação da boa notícia, pois a própria Igreja sempre foi entendida de modo orgânico (cfr. ICor 12). Entretanto, numa sociedade ao mesmo tempo global e diversificada, local e planetária, que hospeda diversos e contrastantes modos de interpretar o mundo e a vida, reconhecemos que os desafios para uma educação global são maiores.

Leia mais
10/10/2017

Dai-nos a bênção, ó Mãe querida!

Caros amigos, na próxima quinta-feira, 12, celebraremos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, que nosso povo prontamente nominou de Mãe Aparecida. A solenidade encerrará o importante Ano Mariano que vivemos intensamente em nossa Diocese: milhares de casas, escolas e empresas foram visitadas pela querida imagem da padroeira do Brasil, tão identificada com a história de nossa pátria.

Leia mais
03/10/2017

Caros amigos, antecipando a celebração de São Francisco de Assis, cuja memória é reverenciada no dia 4 de outubro, quero dedicar o artigo desta semana a este ilustre filho da Igreja, que desde o início do século 13 deixou uma marca tão profunda em sua história. Não posso imaginar a espiritualidade cristã sem o eco de sua vida, que falou mais alto que as palavras.

Leia mais
26/09/2017

Caros amigos, setembro é lembrado na pastoral da Igreja como o “mês da Bíblia”. São inúmeras as iniciativas das paróquias e comunidades em realizar encontros formativos, semanas bíblicas e folhetos de catequese com o objetivo de incentivar a leitura e a meditação dos textos sagrados.

Leia mais
19/09/2017

Caros amigos, todos os dias temos a missão de revigorar a memória de Deus e de seu chamado de amor em nossas vidas. Tal atitude não é passiva, pois o caminho de nossa vocação tem obstáculos e muitos são os que se levantam no mundo contra Cristo e seu evangelho de amor.

Leia mais
12/09/2017

Caros amigos, a Palavra de Deus é semente de vida nova e foi escrita para nós! A leitura meditada e orante da Bíblia, se possível em comunidade, é fundamental para que nossa fé não perca o frescor e a firmeza próprios do primeiro amor. Por isso, há 45 anos, a Igreja no Brasil celebra em setembro o “Mês da Bíblia”. E, neste ano, propõe meditar a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Leia mais
05/09/2017

Caros amigos, no último dia 29 de agosto tive a felicidade de completar 30 anos de ministério sacerdotal. Louvo a Deus por ter me concedido a alegria de ver este dia e, por ele, renovar a esperança de viver toda minha existência ao Seu serviço.

Leia mais
29/08/2017

Caros amigos, todos somos chamados à santidade. Ao mesmo tempo, cada pessoa é importante aos olhos do Senhor, que convida individualmente aos homens e mulheres de boa vontade a participarem de Seu plano de amor. Por isso, podemos dizer que cada pessoa neste mundo tem uma particular missão e insubstituível responsabilidade na construção do Reino de Deus.

Os leigos, ou seja, os fiéis que não receberam a Sagrada Ordenação nem fizeram votos públicos dos conselhos evangélicos, são chamados por Deus a assumir com grande amor e generosidade sua missão específica na Igreja e no mundo.

Leia mais
22/08/2017

Caros irmãos, toda a vida cristã é um desdobramento prático dos Mandamentos de Deus e da Nova Lei do Espírito, tal como expõe a Sagrada Escritura. Ela é especialmente aprofundada por Nosso Senhor no Sermão da Montanha (Cfr. Mt 5-8).

Leia mais
15/08/2017

Caros amigos, a família é uma realidade maravilhosa, obra das mãos de Deus que, formada por Seus filhos e filhas, traz em si os perfis da Trindade Santa. Porém, esta obra não nasce pronta, mas está em constante aperfeiçoamento. Por isso, uma mensagem importante para evangelização dos casais é que estes aceitem o matrimônio como um caminho de progressiva perfeição no amor, e não uma relação perfeita desde o início.

Leia mais