Campanha da Fraternidade 2024

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Caros irmãos, hoje trazemos para a reflexão o texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a respeito da abertura da Campanha da Fraternidade 2024. A Santa Missa aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no último dia 18. “Jesus foi levado para o deserto! Deserto é o lugar onde nada separa Jesus de Deus!

Estamos iniciando nossa caminhada de 40 dias, rumo à celebração da Páscoa. Também nós, com Jesus, desejamos viver este tempo de ‘deserto’ mais intensamente na escuta da Palavra, pois ela converte o coração; na prática dos exercícios característicos deste tempo (oração, jejum e caridade), no cultivo da solidariedade, pois sabemos: somos todos irmãos e irmãs.

Quaresma é tempo favorável para sairmos de nossa alienação existencial causada pelo pecado. É tempo de resgatarmos nossa identidade batismal, ou seja, de irmãos e irmãs, em Cristo. É tempo de conversão! Conversão consiste em rever o modo de ser, de viver, de agir, de relacionar-se para conduzir uma vida segundo o Evangelho. A conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro com o Crucificado-Ressuscitado, que continua perguntando a cada um de nós: “Tu me amas?” Um coração convertido, jamais será indiferente aos irmãos e irmãs, pois sabe que o amor a Deus e ao próximo sintetizam o projeto do Reino. Um coração convertido é um coração fraterno.

Corações fraternos são sinal de santidade, característica de quem acolheu o projeto de Jesus, reconhecendo que todos são filhos e filhas do mesmo Pai, e, portanto, irmãos e irmãs. A Campanha da Fraternidade da qual participamos, nos ajuda a viver a fraternidade ainda mais concretamente; oferece oportunidade para viver ainda mais intensamente a espiritualidade quaresmal; auxilia na vivência concreta do mandamento da caridade, do amor ao próximo.

A fraternidade é irmã gêmea da conversão. Não existe autêntica conversão sem o cultivo da fraternidade; em outras palavras, não há verdadeira conversão sem promoção da amizade social, de relações humanas mais atentas, respeitosas, cuidadosas, ultrapassando barreiras da geografia e do espaço (FT, n.1). Fraternidade e amizade social! “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).” (d. Jaime Spengler)

Fonte: CNBB

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.