Vacinação é suspensa em dois pontos de Friburgo devido à falta de estoque

Prefeitura aguarda recebimento de novas doses de Astrazeneca para 2ª aplicação, já que nesta quinta chegaram apenas 40
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Vacinação é suspensa em dois pontos  de Friburgo devido à falta de estoque

A vacinação de segunda dose com o imunizante AstraZeneca foi suspensa excepcionalmente ao meio-dia desta quinta-feira, 12, na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e no Ginásio Alberto da Rosa Pinheiro, o Pastão, em Conselheiro Paulino, informou a Prefeitura de Nova Friburgo. O grupo atendido nesta quinta já estava sendo imunizado desde a véspera. Agora, a Subsecretaria de Atenção Básica está trabalhando com os imunizantes em estoque, tendo em vista que no sábado passado, 7, chegaram 3.980 doses e nesta quinta ainda estão para chegar apenas 40 doses de AstraZeneca para a segunda aplicação, inviabilizando a continuidade da vacinação planejada.

Apesar disso, segundo a prefeitura, a imunização segue acontecendo normalmente nas outras unidades, conforme o estoque. Quem não conseguiu se imunizar nos dois pontos onde a vacina se esgotou pode procurar outra unidade ou aguardar pelo recebimento de novas doses e, consequentemente, a divulgação de um novo calendário para a próxima semana. 

Nesta  sexta-feira, 13, a campanha também continua normalmente, já que o grupo previsto no cronograma receberá a segunda dose da Coronavac. Nesta sexta o alvo da segunda dose são estudantes de faculdades e cursos técnicos da área da saúde, assim como os adultos de 38 anos, sem comorbidades, que tomaram a primeira dose da Coronavac.

A vacinação acontece das 9h às 15h nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria; no campus Friburgo da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia, e no posto de saúde do bairro São Geraldo, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) das localidades de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Olaria (1, 2 e 3), Varginha, Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra. Os adultos de 38 anos, sem comorbidades, e que tomaram a CoronaVac, a vacinação será feita nas unidades de ESF de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Olaria (1, 2 e 3) e São Geraldo. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que não há necessidade das pessoas chegarem muito cedo aos locais de vacinação, gerando aglomeração, pois há doses suficientes para todos os públicos previstos.  

Vale lembrar que quem for receber a primeira ou a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19 precisa apresentar, obrigatoriamente, a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a carteirinha de vacinação. A prefeitura também informa que o cronograma das outras idades para aplicação de primeira dose será disponibilizado à medida que o estoque tiver doses suficientes que garantam a vacinação de todos do grupo contemplado. 

Combate à gripe 

A vacinação contra a gripe (vírus Influenza) também continua sendo realizada. As doses são aplicadas em pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Às terças e quintas-feiras, a campanha também acontece na unidade básica de saúde do bairro São Geraldo. 

Quem for receber a vacina precisa apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é necessário estar atento ao período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra