Vacinação contra a gripe é estendida para toda a população

Campanha se estenderá por tempo indeterminado, dependendo da chegada de doses
segunda-feira, 27 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A Uerj sem filas nesta segunda-feira (Foto: Adriana Oliveira)
A Uerj sem filas nesta segunda-feira (Foto: Adriana Oliveira)

A Secretaria Municipal de Saúde abriu a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade em Nova Friburgo, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, já que a primeira fase da campanha nacional para crianças, idosos e grupos prioritários foi encerrada na última sexta-feira, 24, e há estoque de vacinas suficiente para imunizar a população em geral, ainda mais neste período de inverno quando as infecções motivadas por sintomas gripais tem considerável aumento e grande demanda por atendimento nos serviços de saúde da rede pública e particular. 

A imunização contra a gripe para a toda a população começou nesta segunda-feira, 27, e se estenderá por tempo indeterminado. A Prefeitura de Nova Friburgo, no entanto, só divugou o calendário da campanha para esta semana, já que o envio de doses para o município é gradual. Para se vacina é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação, se possuir. 

Locais de vacinação

Até a próxima sexta-feira, 1º de julho, das 9h às 15h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia; ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino; e nos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo. Especialmente nesta terça-feira, 28, haverá vacinação contra a gripe também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cordoeira, Mury, Stucky, Lumiar, São Pedro da Serra, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Campo do Coelho, Conquista, Centenário, São Lourenço e Olaria (1, 2 e 3), das 9h às 13h.  

A importância da vacina

Apesar de estarmos familiarizados com a doença, a gripe mata mais de 500 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e deve ser vista com cautela, principalmente tratando-se de crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

O objetivo da vacina contra a Influenza (principal virus causador) é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Por esse motivo, e por conta das baixas temperaturas registradas nos últimos dias,é importante que todos os grupos procurem um posto de saúde mais próximo de suas residências para garantir a imunização.

Como se recuperar da gripe mais rapidamente

  • Beba muito líquido, como água, chás variados e água de coco. A ingestão de líquidos evita a desidratação e ajuda a diluir o muco;

  • Repouse: este é o momento de desacelerar e repousar para que seu corpo renove as energias mais rapidamente;

  • Alimente-se bem: Dê lugar a alimentos que aumentem sua imunidade como legumes, frutas e verduras. As sopas são excelentes aliadas no processo de recuperação;

  • Faça gargarejos com água e sal – em casos de irritação na garganta para aliviar o incômodo;

  • Evite o uso de medicação sem orientação médica. O acompanhamento de um profissional é recomendado para instrução da melhor forma de tratamento, avaliando caso a caso; 

  • Evite bebidas alcoólicas em excesso. Acabam piorando os sintomas da gripe e retardam a recuperação do organismo.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina