Chegou a vez dos idosos a partir de 79 anos serem vacinados contra a Covid-19 em Nova Friburgo. A primeira dose para esse novo público-alvo será aplicada nesta segunda e terça-feiras, 15 e 16, em lugares diferentes para evitar aglomerações, conforme o cronograma divulgado pela prefeitura:
-
Segunda e terça-feira, 15 e 16, das 10h às 15h, a vacinação acontecerá nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.
-
Segunda-feira,15, das 9h às 12h, a vacinação acontecerá nas localidades de São Geraldo, São Lourenço, Centenário, Campo do coelho, Conquista, Varginha, Nova Suíça, Amparo, Olaria (I, II, e III), e Rio Bonito.
-
Terça-feira, 16, das 9h às 12h, a vacinação acontecerá no bairro Cordoeira, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Mury, Stucky, Riograndina e condomínio Terra Nova.
Na sexta-feira, 12, também das 10h às 15h, no Suspiro, foi realizada a repescagem da segunda dose para profissionais da saúde que atendam, obrigatoriamente, os requisitos para a imunização contra a Covid, e também para os idosos que estão no prazo para tomar a vacina referente à segunda etapa.
Enquanto os idosos a partir de 79 anos devem apresentar Carteira de Identidade, carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF, os profissionais da saúde precisam ainda apresentar documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com documento com foto; carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF.
Na quinta e sexta, 11 e 12, as equipes de saúde das unidades de Olaria e Centro ainda estavam imunizando com a segunda dose idosos acamados com mais de 90 anos.
Estado envia mais 1.820 doses
A definição de um novo público-alvo, com o início da vacinação de idosos a partir de 79 anos, foi possível graças à chegada a Nova Friburgo na quinta-feira 11, da sétima remessa de vacinas contra a Covid pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Nova Friburgo recebeu 1.820 doses da Coronavac. Desse total, 1.570 são para a primeira dose e 250, para a segunda etapa de quem já recebeu a primeira aplicação.
A sétima remessa para o interior do estado foi entregue de manhã pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Na noite de terça o Ministério da Saúde realizou a entrega de 261.800 doses de Coronavac ao Estado do Rio. Dessas, 130.900 serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 20 mil vacinas de Coronavac para aplicação da segunda dose do lote enviado em 19 de fevereiro.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.
Segundo a SES, a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo PNI, por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios.
Até 18h desta quarta, 10, o estado registrava 697.060 pessoas vacinadas com a primeira dose e 188.941 com a segunda. O vacinômetro do estado pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/
O "vacinômetro" em Friburgo
Como mostrou A VOZ DA SERRA na terça passada, em 44 dias de imunização contra a Covid-19 em Nova Friburgo, de 19 de janeiro até 4 de março, 10.402 doses de vacinas foram aplicadas em Friburgo, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Segundo dados disponibilizados pelo Portal da Transparência da prefeitura, 13.490 doses foram recebidas e até o último sábado, restavam 3.088 doses.
Segundo a prefeitura, até esta terça, 9, Nova Friburgo havia recebido 15.580 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca. Até as 18h desta quarta-feira, 10, foram vacinados 12.448 friburguenses (8.769 com a primeira dose e 3.679 com a segunda).
Os grupos prioritários até agora foram: indivíduos em instituições de longa permanência e os respectivos profissionais; profissionais das linhas de frente ao combate à Covid dos hospitais públicos e privados e dos laboratórios; profissionais dos hospitais públicos e privados; profissionais liberais da saúde; profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, e idosos a partir dos 82 anos.
Faltam ser vacinados ainda, por ordem de prioridade estipulada pela prefeitura de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), todas as pessoas acima de 60 anos, os portadores de comorbidades como diabetes, cardiopatias e obesidade mórbida, os deficientes, a população de rua, os detentos, os profissionais de educação, as forças de segurança e os profissionais de transporte.
Deixe o seu comentário