Vacina contra a Covid: chega a vez dos idosos de 79 anos ou mais

Novo público-alvo recebe primeira dose nesta segunda e terça, em lugares diferentes
segunda-feira, 15 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Doses da vacina sendo distribuídas de helicóptero pelo governo do estado desde janeiro (Arquivo AVS)
Doses da vacina sendo distribuídas de helicóptero pelo governo do estado desde janeiro (Arquivo AVS)

Chegou a vez dos idosos a partir de 79 anos serem vacinados contra a Covid-19 em Nova Friburgo. A primeira dose para esse novo público-alvo será aplicada nesta segunda e terça-feiras, 15 e 16, em lugares diferentes para evitar aglomerações, conforme o cronograma divulgado pela prefeitura: 

  • Segunda e terça-feira, 15 e 16, das 10h às 15h, a vacinação acontecerá nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. 

  •  Segunda-feira,15, das 9h às 12h, a vacinação acontecerá nas localidades de São Geraldo, São Lourenço, Centenário, Campo do coelho, Conquista, Varginha, Nova Suíça, Amparo, Olaria (I, II, e III), e Rio Bonito.

  • Terça-feira, 16, das 9h às 12h, a vacinação acontecerá no bairro Cordoeira, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Mury, Stucky, Riograndina e condomínio Terra Nova.

Na sexta-feira, 12, também das 10h às 15h, no Suspiro, foi realizada a repescagem da segunda dose para profissionais da saúde que atendam, obrigatoriamente, os requisitos para a imunização contra a Covid, e também para os idosos que estão no prazo para tomar a vacina referente à segunda etapa.

Enquanto os idosos a partir de 79 anos devem apresentar Carteira de Identidade, carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF, os profissionais da saúde precisam ainda apresentar documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com documento com foto; carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF. 

 Na quinta e sexta, 11 e 12, as equipes de saúde das unidades de Olaria e Centro ainda estavam imunizando com a segunda dose idosos acamados com mais de 90 anos. 

Estado envia mais 1.820 doses

A definição de um novo público-alvo, com o início da vacinação de idosos a partir de 79 anos, foi possível graças à chegada a Nova Friburgo  na quinta-feira 11, da sétima remessa de vacinas contra a Covid pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Nova Friburgo  recebeu 1.820 doses da Coronavac. Desse total, 1.570 são para a primeira dose e 250, para a segunda etapa de quem já recebeu a primeira aplicação.

 A sétima remessa para o interior do estado foi entregue de manhã pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).  Na noite de terça o Ministério da Saúde realizou a entrega de 261.800 doses de Coronavac ao Estado do Rio. Dessas, 130.900 serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 20 mil vacinas de Coronavac para aplicação da segunda dose do lote enviado em 19 de fevereiro.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Segundo a SES, a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo PNI, por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. 

Até 18h desta quarta, 10, o estado registrava 697.060 pessoas vacinadas com a primeira dose e 188.941 com a segunda. O vacinômetro do estado pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

O "vacinômetro" em Friburgo

Como mostrou A VOZ DA SERRA na terça passada, em 44 dias de imunização contra a Covid-19 em Nova Friburgo, de 19 de janeiro até 4 de março, 10.402 doses de vacinas foram aplicadas em Friburgo, tanto para a primeira quanto para a segunda dose.  Segundo dados disponibilizados pelo Portal da Transparência da prefeitura, 13.490 doses foram recebidas e  até o último sábado,  restavam 3.088 doses.

Segundo a prefeitura, até esta terça, 9, Nova Friburgo havia recebido 15.580 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca. Até as 18h desta quarta-feira, 10, foram vacinados 12.448 friburguenses (8.769 com a primeira dose e 3.679 com a segunda).

Os grupos prioritários até agora foram: indivíduos em instituições de longa permanência e os respectivos profissionais; profissionais das linhas de frente ao combate à Covid dos hospitais públicos e privados e dos laboratórios; profissionais dos hospitais públicos e privados; profissionais liberais da saúde; profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, e idosos a partir dos 82 anos.

Faltam ser vacinados ainda, por ordem de prioridade estipulada pela prefeitura de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), todas as pessoas acima de 60 anos, os portadores de comorbidades como diabetes, cardiopatias e obesidade mórbida, os deficientes, a população de rua, os detentos, os profissionais de educação, as forças de segurança e os profissionais de transporte.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra