Em cinco dias, da última sexta-feira, 10, até esta terca, 14, quasee 1.700 friburguenses com sintomas de Covid-19 fizeram testes na rede municipal. O número impressiona mas, das 1.693 pessoas submetidas ao “swab”, 499 testaram positivo. Outras 1.194, no entanto, mesmo apresentando sintomas respiratórios, não estavam com a doença.
No mesmo período, 153 casos a mais - média de 30 por dia, sendo 80 em 24 horas - foram confirmados e lançados no sistema oficial de monitoramento da Covid. No total, Nova Friburgo teve até agora 32.309 infectados, sendo 924 profissionais de saúde (dois a mais em relação a sexta).
O total de mortes pela doença chega a 944, mas o óbito a mais registrado no último fim de semana ocorreu em janeiro e só foi confirmado agora, segundo a prefeitura.
As internações também baixaram nesses cinco dias, de 42 na sexta para 34 nesta terça. Dos hospitalizados, 26 estão em enfermarias e oito em UTIs (eram seis na véspera).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados ajudam as autoridades e a população em geral a adotarem medidas de prevenção quando necessárias. “Com o recente aumento na quantidade de casos de Covid-19 na cidade, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas utilizem máscara em locais com aglomeração e também o álcool em gel para higienização das mãos”, diz nota da prefeitura.
Embora ainda seja cedo para comparar períodos iguais em extensão, os números parciais sugerem que a situação possa estar melhorando. Isto porque, na semana de 2 a 9 de junho, Nova Friburgo registrou, em sete dias, 905 novos casos confirmados e mais nove mortes por Covid. Nesse mesmo período, os testes diários que resultaram positivos totalizaram 803. Só do dia 7 ao dia 9 houve, em 48 horas, um pico de 203 novos casos e mais quatro óbitos.
Deixe o seu comentário