Últimos 5 boletins sugerem que Covid pode estar desacelerando em Friburgo

Testes realizados de sexta até a última terça chegaram a 1.693, mas só 499 resultaram positivo
terça-feira, 14 de junho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

Em cinco dias, da última sexta-feira, 10, até esta terca, 14, quasee 1.700 friburguenses com sintomas de Covid-19 fizeram testes na rede municipal. O número impressiona mas, das 1.693 pessoas submetidas ao “swab”, 499 testaram positivo. Outras 1.194, no entanto, mesmo apresentando sintomas respiratórios, não estavam com a doença.

No mesmo período, 153 casos a mais - média de 30 por dia, sendo 80 em 24 horas  - foram confirmados e lançados  no sistema oficial de monitoramento da Covid. No total, Nova Friburgo teve até agora 32.309 infectados,  sendo 924 profissionais de saúde (dois a mais em relação a sexta).

O total de mortes pela doença chega a 944, mas o óbito a mais registrado no último fim de semana ocorreu em janeiro e só foi confirmado  agora, segundo a prefeitura.

As internações também baixaram nesses cinco dias, de 42 na sexta para 34 nesta terça. Dos hospitalizados, 26 estão em enfermarias e oito em UTIs (eram seis na véspera).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados ajudam as autoridades e a população em geral a  adotarem medidas de prevenção quando necessárias. “Com o recente aumento na quantidade de casos de Covid-19 na cidade, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas utilizem máscara em locais com aglomeração e também o álcool em gel para higienização das mãos”, diz nota da prefeitura.


Embora ainda seja cedo para comparar períodos iguais em extensão, os números parciais sugerem que a situação possa  estar melhorando. Isto porque, na  semana de 2 a 9 de junho, Nova Friburgo registrou, em sete dias, 905 novos casos confirmados e mais nove mortes por Covid. Nesse mesmo período, os testes diários que resultaram positivos totalizaram 803. Só do dia 7 ao dia 9 houve, em 48 horas,  um pico de 203 novos casos e mais quatro óbitos.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra