UFF realiza Copa Reciclotron para coletar celulares e carregadores

Serão 20 totens distribuídos pela cidade e quatro contêineres para outros tipos de resíduos eletrônicos
sábado, 17 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
UFF realiza Copa Reciclotron para coletar celulares e carregadores

Para celebrar a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo, o projeto Recicloton criou a campanha de reciclagem de celulares Copa Reciclotonem parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

O objetivo é engajar a comunidade friburguense e refletir sobre o crescente uso de tecnologias de inteligência artificial no celular e mostrar como a prática da reciclagem de eletrônicos pode apoiar a inclusão digital de populações vulneráveis.

Qualquer um pode participar, basta juntar celulares e seus carregadores que não use mais, funcionando ou mesmo quebrados, e depositar em um dos totens de coleta da Reciclotron espalhados pela região de Nova Friburgo do dia 17 ao dia 23 de Outubro de 2020. Os produtos são cadastrados usando o QR Code ou acessando o site no totem e pronto! Cada doação equivale a pontos que se acumulam no placar da região favorita, e acumulam créditos para poder trocar por produtos e serviços no Clube Reciclopontos. Outros tipos de resíduos eletrônicos como tablets, notebooks, computadores e outros também marcam pontos e podem ser entregues nos pontos de coleta denominados CONTAINERS DE COLETA. Os produtos descartados são encaminhados para a reciclagem segura e reintroduzidos na cadeia produtiva.

Serão cinco regiões competindo entre si para coletar o maior número de aparelhos possíveis: Amparo, Campo do Coelho, Conselheiro, Lumiar e Olaria. Distribuímos pontos de coleta pelas diferentes regiões. Com ajuda da Secretaria Municipal de Educação, selecionamos uma escola pública, como referência de cada região competidora:

  • Amparo – Escola Municipal Tiradentes;
  • Campo do Coelho – Escola Municipal Herminia da Silva Condack;
  • Conselheiro Paulino – Escola Municipal Décio Monteiro Soares;
  • Lumiar- Escola Municipal Acyr Spitz;
  • Olaria – Colégio Dermeval Barbosa Moreira.

A equipe que mais depositar celulares será declarada campeã e a escola da região vencedora será beneficiada com doações de computadores e celulares que estejam funcionando, para aumentar a inclusão digital e facilitar o acesso à informação dos alunos que mais precisam nesse momento de ensino remoto.

A Copa Recicloton

Realizadores: Esta campanha foi produzida para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em pelo Projeto Reciclotron do ISNF/UFF em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo. Reciclotron é um projeto do Programa de Extensão SUSTENTA-VIDA do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense

Serão 20 Totens de Coleta de Celulares distribuídos pela cidade e 4 Containers para outros tipos de resíduos eletrônicos.

Moradores e visitantes cadastram e depositam celulares e carregadores (funcionando ou não) nos totens, marcam pontos para sua equipe favorita e ganham pontos para trocar na rede. Os totens são esvaziados regularmente e os produtos encaminhados para a logística reversa no ISNF/UFF. O produto de bens servíveis e inservíveis coletados serão reintroduzidos no mercado. Os produtos em bom estado são encaminhados para projetos de inclusão digital enquanto a parte inservível é encaminhada para cooperativas de reciclagem.

Tipos de Produtos Aceitos e Pontuação: Os celulares e carregadores são depositados nos totens. Outros produtos eletrônicos são descartados nos containers. A localização dos pontos de coleta está no https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron. Os produtos descartados são pontuados considerando uma tabela de pontuação padronizada (https://e-fidelidade.com/reciclotron/tabela_reciclaveis.php)

Premiação: Os participantes da região vencedora recebem um troféu virtual. Produtos em bom estado e em funcionamento serão revertidos para a escola da região vencedora

Mais informações: https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron

Contato: claudiofernandes@id.uff.br, Claudio Fernandes – coordenador do projeto Reciclotron

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra