UFF realiza Copa Reciclotron para coletar celulares e carregadores

Serão 20 totens distribuídos pela cidade e quatro contêineres para outros tipos de resíduos eletrônicos
sábado, 17 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
UFF realiza Copa Reciclotron para coletar celulares e carregadores

Para celebrar a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo, o projeto Recicloton criou a campanha de reciclagem de celulares Copa Reciclotonem parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

O objetivo é engajar a comunidade friburguense e refletir sobre o crescente uso de tecnologias de inteligência artificial no celular e mostrar como a prática da reciclagem de eletrônicos pode apoiar a inclusão digital de populações vulneráveis.

Qualquer um pode participar, basta juntar celulares e seus carregadores que não use mais, funcionando ou mesmo quebrados, e depositar em um dos totens de coleta da Reciclotron espalhados pela região de Nova Friburgo do dia 17 ao dia 23 de Outubro de 2020. Os produtos são cadastrados usando o QR Code ou acessando o site no totem e pronto! Cada doação equivale a pontos que se acumulam no placar da região favorita, e acumulam créditos para poder trocar por produtos e serviços no Clube Reciclopontos. Outros tipos de resíduos eletrônicos como tablets, notebooks, computadores e outros também marcam pontos e podem ser entregues nos pontos de coleta denominados CONTAINERS DE COLETA. Os produtos descartados são encaminhados para a reciclagem segura e reintroduzidos na cadeia produtiva.

Serão cinco regiões competindo entre si para coletar o maior número de aparelhos possíveis: Amparo, Campo do Coelho, Conselheiro, Lumiar e Olaria. Distribuímos pontos de coleta pelas diferentes regiões. Com ajuda da Secretaria Municipal de Educação, selecionamos uma escola pública, como referência de cada região competidora:

  • Amparo – Escola Municipal Tiradentes;
  • Campo do Coelho – Escola Municipal Herminia da Silva Condack;
  • Conselheiro Paulino – Escola Municipal Décio Monteiro Soares;
  • Lumiar- Escola Municipal Acyr Spitz;
  • Olaria – Colégio Dermeval Barbosa Moreira.

A equipe que mais depositar celulares será declarada campeã e a escola da região vencedora será beneficiada com doações de computadores e celulares que estejam funcionando, para aumentar a inclusão digital e facilitar o acesso à informação dos alunos que mais precisam nesse momento de ensino remoto.

A Copa Recicloton

Realizadores: Esta campanha foi produzida para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em pelo Projeto Reciclotron do ISNF/UFF em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo. Reciclotron é um projeto do Programa de Extensão SUSTENTA-VIDA do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense

Serão 20 Totens de Coleta de Celulares distribuídos pela cidade e 4 Containers para outros tipos de resíduos eletrônicos.

Moradores e visitantes cadastram e depositam celulares e carregadores (funcionando ou não) nos totens, marcam pontos para sua equipe favorita e ganham pontos para trocar na rede. Os totens são esvaziados regularmente e os produtos encaminhados para a logística reversa no ISNF/UFF. O produto de bens servíveis e inservíveis coletados serão reintroduzidos no mercado. Os produtos em bom estado são encaminhados para projetos de inclusão digital enquanto a parte inservível é encaminhada para cooperativas de reciclagem.

Tipos de Produtos Aceitos e Pontuação: Os celulares e carregadores são depositados nos totens. Outros produtos eletrônicos são descartados nos containers. A localização dos pontos de coleta está no https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron. Os produtos descartados são pontuados considerando uma tabela de pontuação padronizada (https://e-fidelidade.com/reciclotron/tabela_reciclaveis.php)

Premiação: Os participantes da região vencedora recebem um troféu virtual. Produtos em bom estado e em funcionamento serão revertidos para a escola da região vencedora

Mais informações: https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron

Contato: claudiofernandes@id.uff.br, Claudio Fernandes – coordenador do projeto Reciclotron

 

LEIA MAIS

No ranking de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cidade só perde para Santos e Balneário Camboriú

Por causa da operação no domingo de manhã, trânsito no entorno precisou ser interditado

Se projeto de lei for sancionado pelo prefeito Johnny Maycon, responsabilidade pela coleta de recicláveis deixará de ser da EBMA

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra