Uerj define calendário emergencial com atividades remotas

Aulas começam no próximo dia 14. Número mínimo de disciplinas será reduzido
sexta-feira, 04 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Em Friburgo, a Uerj funciona em um dos blocos da Fábrica Filó, onde está o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, o IPRJ (Foto: Henrique Pinheiro)
Em Friburgo, a Uerj funciona em um dos blocos da Fábrica Filó, onde está o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, o IPRJ (Foto: Henrique Pinheiro)

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - que possui um campus em Nova Friburgo, na Fábrica Filó, bairro Vila Amélia - aprovou o planejamento e a execução do Período Acadêmico Emergencial (PAE) que tornou-se necessário devido a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do coronavírus. O calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 será composto por um PAE com 13 semanas. Durante a vigência deste período serão ofertadas atividades letivas de forma remota.

De acordo com o calendário emergencial, haverá novo prazo para inscrição em disciplinas, que se iniciou nesta quinta-feira, 3. Já para os estudantes aprovados nas reclassificações do vestibular 2020, as matrículas foram abertas em agosto, de forma on-line, pelo Portal do Vestibular. As aulas do primeiro semestre começam no próximo dia 14 de setembro e vão até 12 de dezembro. O encerramento, após as avaliações finais, está marcado para 19 de dezembro.

Durante o PAE, as unidades acadêmicas oferecerão Atividades Letivas Emergenciais (ALE) por meios digitais, com carga horária equivalente às aulas presenciais anteriormente programadas. Excepcionalmente nestes períodos, os alunos serão dispensados de frequência presencial. No entanto, haverá controle de participação de acordo com a proposta pedagógica.

Com o objetivo de favorecer a inclusão do maior contingente possível de estudantes, será reduzido o número mínimo de disciplinas exigido no semestre. Os graduandos deverão se inscrever em pelo menos uma disciplina, obrigatória ou eletiva. O calendário estabelece que a Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas (Said) ocorrerá de 14 a 28 deste mês, mas, mesmo depois deste prazo, será possível solicitar o cancelamento de matérias, até 30 dias antes do último dia previsto para as aulas do PAE.

Para aqueles que se sentirem impedidos de realizar as Atividades Letivas Emergenciais será garantida a possibilidade de trancamento especial. Este prazo não será contabilizado no limite de seis períodos a que todos têm direito normalmente. Os calouros também poderão, em caráter excepcional, solicitar o trancamento, mesmo estando no primeiro período de seu curso de graduação. O trancamento especial de matrícula poderá ocorrer até o término do PAE.

As atividades remotas serão oferecidas em plataformas tecnológicas públicas e gratuitas de ensino e de webconferência, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que já vem sendo usado por diversas unidades desde abril e conta com mais de 20 mil inscritos, entre alunos e professores. Vale destacar que ao longo desse período de quarentena a Uerj vem oferecendo diversas atividades temáticas transversais, todas on-line, o que contribuiu para consolidar a proposta aprovada pelo Csepe.

Calendário do 1º semestre

  • Inscrições em disciplinas: 3 a 9 de setembro

  • Início das aulas: 14 de setembro

  • Said: 14 a 28 de setembro

  • Término das aulas: 12 de dezembro

  • Término do semestre: 19 de dezembro

LEIA MAIS

Serão oferecidas dez vagas com custeio de R$ 4 mil

Objetivo é democratizar as condições técnicas para promover o acesso à internet

Estudo será financiado pela Faperj e terá duração de nove meses

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: calendário | UERJ