Turismo no frio: hotéis registram ocupação média de 85% nos fins de semana

Depois de dois anos com fechamento e restrições, setor comemora o retorno dos visitantes na alta temporada friburguense
quarta-feira, 27 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Piscina de borda infinita acima das nuvens, a 1.670 metros de altitude (Fotos: Pousada Chalés Pico do Caledônia)
Piscina de borda infinita acima das nuvens, a 1.670 metros de altitude (Fotos: Pousada Chalés Pico do Caledônia)

O inverno deste ano começou diferente. Depois de dois anos com restrições ou fechamento de hotéis, restaurantes, pontos turísticos e sem a realização dos eventos tradicionais devido à pandemia da Covid-19, a alta temporada de turismo está de volta com a cidade cheia de turistas e visitantes nestas férias escolares de julho. De acordo com Edson Almeida, o Biá, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, os hotéis têm registrado ocupação média de 85%. 

“Estamos retornando ao que éramos antes da pandemia, com nosso típico clima de Inverno atraindo os turistas. Além disso, há também motivos que atraem os turistas, como as belezas naturais, o valor acessível, em relação a outros destinos serranos, a segurança pública e os eventos, tanto os tradicionais, como os novos, que estão sendo realizados”, relata Biá.

Apesar de ainda não ter os resultados fechados do mês de julho, a Prefeitura de Nova Friburgo está otimista em relação aos números deste mês. “ Além do clima dessa época na Região Serrana, que sempre foi um atrativo turístico, foi observado que o retorno dos eventos tem caminhado lado a lado com a retomada do turismo. As pessoas estavam desejosas por estarem envolvidas em atividades coletivas e os eventos promovem isso. Tudo isso somado à boa infraestrutura que temos da rede hoteleira e gastronômica, além dos diversos atrativos”, explicou o secretário municipal de Turismo, Renan Alves.

O empresário Guilherme da Costa Santos, proprietário de um hotel no Alto do Caledônia, é um dos que comemoram a ocupação de 90% dos quartos, nos últimos fins de semana, desde que começou a temporada de frio: “Além dos eventos que estão sendo promovidos na cidade como o Festival Sesc de Inverno, e do clima que atraem os turistas, a natureza é exuberante e muitos visitantes buscam locais mais tranquilos, com vista para as montanhas e o verde. E nosso hotel está a 1.670 metros de altitude,  de onde dá para ver o horizonte, as nuvens e colinas abaixo dos pés” (abaixo).

De acordo com Edson Almeida, do Convention Bureau, a tranquilidade, a segurança, os eventos e equipamentos turísticos ao ar livre e destinados às famílias também estão entre os atrativos de quem escolhe Nova Friburgo como destino turístico. “Famílias com crianças, casais e idosos formam a maioria dos turistas que vêm pra cá”, disse ele.

Para o presidente do Convention & Visitors Bureau, outro fator é que, desde que o setor foi aberto com restrições sanitárias, o turismo de proximidade continua sendo a preferência de muitas famílias. E a maioria dos que vêm para Nova Friburgo curtir o frio, as belezas locais e a nossa diversificada gastronomia é do Rio de Janeiro, Região Metropolitana, Niterói e Região dos Lagos e optam por visitar a cidade de carro. “Além de tudo o que a cidade oferece, o alto custo das passagens aéreas e do combustível também estão contribuindo para o aumento da presença de turistas na cidade”, finaliza ele observando que no próximo fim de semana, o último das férias escolares de meio de ano, há a previsão de grande procura de turistas por hospedagens e visitas aos pontos turísticos e restaurantes friburguenses. 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo | Clima | negócios