Mostra de Socioagrobiodiversidade realiza a 3ª edição neste sábado

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca
quarta-feira, 05 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A 3ª edição da Mostra de Socioagrobiodiversidade promete envolver friburguenses e turistas na Usina Cultural Energisa com muita arte, educação e cultura, afinal, essa é a temática desta versão, que acontecerá no próximo sábado, 8, das 9h às 19h, com abordagens em manifestações culturais de base socioeducativa, que envolvem referências, resgate, saberes e memórias relacionadas a formação do povo brasileiro. A entrada é franca. 

A mostra reunirá folias de reis, jongo, mineiro-pau, os palhaços Moitas (da localidade de Rio Bonito de Lumiar), artes e artesanatos com aspectos ligados a socioagrobiodiversidade (feitos a partir da matéria-prima natural, fibras naturais, sementes etc.), tecidos e tecelagens com técnicas de impressão orgânica; corais de cantos e música e resgates ancestrais através de instrumentos como tambores. 

O consultor da mostra, Alessandro Rifan, adianta que “esse tema é o mais popular e será abordado com base no conceito da socioagrobiodiversidade. Queremos dizer com isso, que pretendemos trazer experiências consideradas como processos organizativos, como mutirões, processos de resgates de ancestralidades, dos saberes tradicionais. Mostraremos muito da cultura popular, não exatamente arte e cultura de entretenimento, ao contrário, mostraremos outro aspecto, justamente do conceito da socioagrobiodiversidade”, explica. 

A exemplo das edições anteriores, a mostra contará também com a Feira Biocultural com participação de cerca de 20 expositores, uma roda de conversa sobre as experiências de Patrick Nogueira (Projeto Circo Viva) com o tema “O circo no imaginário cultural rural fluminense”. Leonardo Voigt (UFRRJ/Ceffa Rei Alberto I) fará palestra sobre os aspectos culturais da pedagogia da alternância e da educação do campo. Já Felipe Knupp (Folia de Reis N.S. de Fátima) abordará o resgate da folia de reis e do Mineiro Pau com mediação de Sílvia Araujo, arte-educadora, atriz, pedagoga, e integrante da Companhia Arteira. 

Já a Oficina Socioeducativa terá Marjorie Botelho e Luiza Borba (Ecomuseu Rural e Tesouros da Terra) com “Experiências de Educação Patrimonial em territórios rurais: Vivência Interativa”. As apresentações de expressões culturais dessa edição serão o cortejo percussivo Baque Rebate das Montanhas (Maracatu) e Odu Axé (Dança Afro) e ficarão por conta de Emerson Santana e Moara Ananindeua. A exposição fotográfica terá cliques de acervos pessoais de Alê Rifan, Marcella Azal, Marcelo da Graça, Patrick Nogueira, Pedro Kiua e Regina Lo Bianco. 

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na Rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Mais informações pelo e-mail: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com ou pelos telefones: (22) 99211-8151 (Alessandro Rifan) e (22)98146-2493 (Scheila Santiago).

LEIA MAIS

A importância da arte para compreendermos melhor o mundo e expressarmos nossos sentimentos mais íntimos

Dentre as atrações, musculação, hidroginástica, vôlei e gincanas

Tem festas, teatro e música para todas as idades

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra