Trabalhadores da educação podem ser incluídos em grupo prioritário de vacinação

Ministério da Saúde considera ambiente de escolas e universidades potencialmente arriscado para infecção por Covid-19
quinta-feira, 04 de março de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Trabalhadores da educação podem ser incluídos em grupo prioritário de vacinação

 

Na noite da última quarta-feira, 3, o governo federal encaminhou um documento à Corte do Supremo Tribunal Federal (STF) incluindo  a classe dos trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais. Isso significa que estes trabalhadores farão parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 no país.

Por meio de nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde disse entender que o ambiente de escolas e universidades é potencialmente arriscado para a infecção por Covid-19. Citou que, "principalmente no ensino básico, esses profissionais possuem contato com muitos alunos simultaneamente, é de extrema relevância a vacinação dos trabalhadores da educação".

A informação acima vai de encontro ao que se tem publicado nos últimos meses, dando campo para estudos internacionais que dizem justamente o contrário. De acordo com esses estudos, as instituições de ensino são seguras e não são vetores de transmissão. Segundo a revista Nature, os cientistas acreditam que isso ocorre porque aquelas que têm idade inferior a 12 e 14 anos são menos suscetíveis do que os adultos. Além disso, uma vez infectadas, as crianças, incluindo as com menos de cinco anos, têm menos probabilidade de transmitir o vírus a alguém. Uma das mais conceituadas revistas científicas, The Lancet Child & Adolescent Health, sugere que escolas podem reabrir onde houver outras formas de se controlar a pandemia, como o distanciamento social.

No entanto, todos os estudos realizados dizem respeito a países de Primeiro Mundo, em que boa parte da população tem acesso a políticas públicas básicas e, portanto, não se aplicam ao Brasil.

O documento do Ministério da Saúde destacou ainda que o fechamento das escolas no ano de 2020 impossibilitou evidências mais robustas sobre seu papel nas cadeias de transmissão e que é preciso também avaliar os impactos psicossociais e socioeconômicos da interrupção das aulas:

“É importante promover a proteção dos trabalhadores da educação, principalmente em um contexto de retomada das atividades. No entanto, sua priorização não deve se dar em detrimento dos grupos de maior risco de agravar e morrer pela doença. Impende destacar ainda que os trabalhadores da educação que estiverem dentro de algumas das condições de risco agravantes da covid-19 serão priorizados nos respectivos grupos característicos", destacou.

Mesmo com o divulgado e alertado pelo Ministério da Saúde, o município de Friburgo deve continuar com o planejamento de retorno às aulas presenciais, caso o bandeiramento permita.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra