Terceira dose da vacina contra Covid confirmada a partir de 15 de setembro

Brasileiros com mais de 70 anos e imunossuprimidos serão os primeiros a receber o reforço
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Idoso sendo vacinado contra Covid em Friburgo (Arquivo AVS)
Idoso sendo vacinado contra Covid em Friburgo (Arquivo AVS)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acaba de confirmar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. A aplicação começará no próximo dia 15 de setembro.

Também a partir de 15 de setembro, a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca será encurtada das atuais 12 semanas para oito semanas. 

A nova dose de reforço vem sendo defendida por especialistas diante do aumento de contágio entre vacinados com as duas doses e de evidências científicas de que a proteção induzida pelos imunizantes cai ao longo do tempo. Em países onde a variante Delta se espalha rapidamente, como Estados Unidos, Israel e Chile, por exemplo, a estratégia da terceira dose também já foi adotada. 

Em 10 de setembro o Ministério da Saúde pretende  finalizar a distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abrirá espaço para a antecipação e reforço vacinal.

Com isso, já a partir do dia 15 de setembro, serão enviadas as doses de reforço para os imunossuprimidos – pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo – que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses.

A aplicação nos idosos seguirá ordem cronológica, do mais velho para o novo. A Saúde aguarda a conclusão de um estudo para decidir como será a aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e pessoas com menos de 70 anos.

Em princípio, cada pessoa vai receber a mesma vacina que tomou nas duas primeiras doses. O Ministério da Saúde estudará a possibilidade de imunização cruzada entre as vacinas da AstraZeneca e Pfizer, ou seja, usar como dose de reforço um imunizante diferente do aplicado nas duas doses iniciais. A medida, no entanto, só será adotada em caso de necessidade.

A cidade do Rio de Janeiro também anunciou que começará a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos já a partir de 1º setembro. Lá, os primeiros a receber o reforço da imunização serão pessoas a partir de 60 anos e que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. Inicialmente, serão atendidos idosos que estão em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra