Sub-20 do Friburguense encara Série A2

Time principal do Tricolor já foi formado, em maioria, por atletas com idade para esta competição
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
por Vinicius Gastin
Frizão segue priorizando o trabalho com jovens atletas
Frizão segue priorizando o trabalho com jovens atletas

O time do Friburguense que garantiu a manutenção do clube na Série A2 do Campeonato Carioca foi, em sua grande maioria, formado por jovens jogadores. E muitos deles vão permanecer em Nova Friburgo para a disputa do Estadual Sub-20, a partir deste sábado, 6. O Tricolor da Serra folga nesta primeira rodada, e só vai fazer o jogo de estreia no próximo dia 13, quando encara o Artsul, às 15h, no Nivaldo Pereira. Enquanto isso, os garotos treinam forte para a disputa da competição.

O campeonato conta ainda com as participações de Cabofriense, América, Americano, Angra dos Reis, Artsul, Gonçalense, Macaé Esporte, Maricá, Olaria e Sampaio Corrêa. Os jogos prosseguem até outubro e o regulamento é semelhante ao dos profissionais, contemplando três fases: Taça Santos Dumont (1º turno), Taça Corcovado (2º turno) e turno Final.

No turno inicial, os times jogam contra adversários dentro do próprio grupo, enquanto no segundo, as chaves irão se enfrentar. Os dois melhores de cada avançam para as semifinais de cada turno. América, Angra dos Reis, Americano, Cabofriense, Macaé e Olaria compõem a chave A, enquanto Friburguense, Gonçalense, Maricá, Sampaio Corrêa e Artsul formam o grupo B. O Volta Redonda pôde escolher se participaria ou não, e por isso a chave do Tricolor possui uma equipe a menos.

Os times campeões das taças Santos Dumont e Corcovado se enfrentam na grande decisão em duas partidas, em sistema de ida e volta, sem vantagem de pontos e saldo de gols para nenhuma delas. Caso uma única equipe fature os dois turnos, e um time tenha obtido maior número de pontos do que a campeã na soma das taças, a final será realizada entre elas. Nesse caso, o time campeão dos dois turnos teria direito de escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final, e ainda teria a vantagem de jogar por igualdade na soma dos resultados.

Torneio OPG

Além do Estadual, o time de juniores do Friburguense também terá o desafio da disputa da Copa Rio Sub-20/Torneio Otávio Pinto Guimarães, que tem o Botafogo como atual campeão. A primeira fase do torneio, em sistema de mata-mata, conta com oito clubes da Série A2, quatro da B1 e quatro da B2. Após ida e volta, quem tiver melhor saldo avança. Caso haja igualdade haverá definição do classificado nos pênaltis.

O Friburguense terá o Bonsucesso como adversário nesta primeira fase. Os outros duelos envolvem Duque de Caxias x São Gonçalo; América x Serra Macaense; Pérolas Negras x Olaria; Gonçalense x Campo Grande; Audax x Barra Mansa; Serrano x Campos e Cabofriense x Ceres. Na segunda fase entram os oito melhores da Série A do ano passado, excetuando-se Flamengo e Volta Redonda, que abriram mão da disputa (favorecendo Boavista e Bangu).

Se avançar, o Tricolor da Serra terá como adversário o Boavista. O Resende espera por Duque de Caxias ou São Gonçalo; O Madureira, por América ou Serra Macaense; o Bangu encara o vencedor de Pérolas Negras ou Olaria; o Vasco da Gama pega o Gonçalense ou Campo Grande, e o Nova Iguaçu enfrenta Audax ou Barra Mansa. Atual campeão, o Botafogo espera por Serrano ou Campos, enquanto o Fluminense encara Cabofriense ou Ceres.

Tabela do Frizão Sub-20

Taça Santos Dumont

  • 13/ago – 15h - Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira
  • 21/ago – 15h - Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
  • 24/ago – 15h - Maricá x Friburguense, E.C. Maricá
  •  27/ago – 15h - Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle

 

Taça Corcovado

  • 18/set – 15h - América x Friburguense, Giulite Coutinho
  • 24/set – 15h - Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
  • 28/set – 15h - Macaé Esporte x Friburguense, Moacyrzão
  • 01/out – 15h - Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
  • 08/out – 15h - Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
  • 15/out – 15h - Friburguense x Cabofriense, Eduardo Guinle

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol