Senai abre 320 vagas gratuitas para cursos de qualificação em Friburgo

Há oportunidades para as unidades do Centro e Espaço da Moda. Inscrições são presenciais
quarta-feira, 29 de abril de 2026
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Profissionais técnicos ou aqueles que estiverem em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho já podem se inscrever para uma das 320 vagas gratuitas dos cursos de qualificação, disponibilizadas pelo Senai, em Nova Friburgo, nas unidades do Centro (200 vagas) e Espaço da Moda (120). A oferta faz parte do edital que abriu mais de 11 mil vagas em todo o estado. As aulas têm previsão de início em agosto. Serão abertas turmas com aulas no modo presencial e EaD (ensino a distância), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para o Senai Centro, as vagas são para os cursos de Desenvolvedor de Projeto Maker de FabLab, Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Desenhista Mecânico, Eletricista de Obras, Programador Back-End, Programador Front-End, Carpinteiro de Estruturas de Telhado, Confeiteiro e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. 

Já para o Senai Espaço da Moda, as oportunidades são para os cursos de Fotógrafo, Photoshop, Cronometragem e Cronoanálise e Assistente de Moda. Para os cursos ministrados no modo presencial do Senai Centro, as inscrições devem ser feitas diretamente na unidade, localizada na Rua José Eugênio Müller, 220. Para os cursos do Espaço da Moda, os interessados devem comparecer à Avenida Conselheiro Julius Arp, 85. Para os cursos EaD, as inscrições podem ser feitas online. 

As inscrições serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. Ao todo, são ofertadas vagas para a formação nas áreas de Alimentos e Bebidas, Audiovisual e Animação Digital, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil, Controle e Processos Industriais, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Informação e Comunicação, Logística, Metalmecânica, Petróleo e Gás, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação e Vestuário.

Pré-requisitos e inscrições

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração.

Para os que optarem pelos cursos EaD, é fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma online, seguindo a estratégia EAD.

 
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: