A Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da Secretaria estadual de Saúde (SES), enviou à Prefeitura de Nova Friburgo uma nota técnica autorizando a intercambialidade entre os imunizantes de segunda dose. A decisão permite a utilização de doses da vacina Pfizer, caso haja falta da AstraZeneca, para quem recebe este imunizante na primeira dose.
O documento diz que, de maneira geral, não é recomendada a troca de vacinas, porém, em exceções como contraindicações específicas ou ausência do imunizante no país, a Coordenação de Imunização poderá administrar a vacina da Pfizer no lugar da segunda dose da Astrazeneca, respeitando o intervalo adotado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que irá adotar a orientação, mas que o estoque atual de vacinas da Pfizer para segunda dose ainda não é suficiente para contemplar a vacinação de quem recebeu a AstraZeneca. A última remessa de vacinas da Pfizer, com orientação de uso de segunda dose, chegou a Nova Friburgo no último dia 7, com 1.170 imunizantes. Após isso, nos últimos seis envios, o município recebeu mais doses da Pfizer, mas com recomendação para primeira aplicação. A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, disse que aguarda um novo envio para que o calendário de segunda dose seja atualizado e ampliado.
Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo promove uma ação de repescagem para aplicação da segunda dose nas pessoas que estavam agendadas até o último dia 13. Os locais de vacinação são os ginásios do Cordoeira e Conselheiro Paulino, Imperatriz de Olaria, Uerj e no posto de saúde de São Geraldo, das 9h às 15h e nas ESFs de Centenário; Campo do Coelho; Conquista; Olaria 1, 2 e 3; Nova Suíça; Riograndina; Amparo; Mury; Lumiar; São Pedro da Serra; Stucky; Vargem Alta e Varginha, das 9h às 13h. É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de aplicação da primeira dose.
Deixe o seu comentário