Segunda dose: prefeitura autorizada a aplicar Pfizer se faltar AstraZeneca

Friburgo terá nesta sexta repescagem para as pessoas que estavam agendadas até o último dia 13
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fila da vacina contra a Covid (Arquivo AVS)
Fila da vacina contra a Covid (Arquivo AVS)

A Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da Secretaria estadual de Saúde (SES), enviou à Prefeitura de Nova Friburgo uma nota técnica autorizando a intercambialidade entre os imunizantes de segunda dose. A decisão permite a utilização de doses da vacina Pfizer, caso haja falta da AstraZeneca, para quem recebe este imunizante na primeira dose.

O documento diz que, de maneira geral, não é recomendada a troca de vacinas, porém, em exceções como contraindicações específicas ou ausência do imunizante no país, a Coordenação de Imunização poderá administrar a vacina da Pfizer no lugar da segunda dose da Astrazeneca, respeitando o intervalo adotado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que irá adotar a orientação, mas que o estoque atual de vacinas da Pfizer para segunda dose ainda não é suficiente para contemplar a vacinação de quem recebeu a AstraZeneca. A última remessa de vacinas da Pfizer, com orientação de uso de segunda dose, chegou a Nova Friburgo no último dia 7, com 1.170 imunizantes. Após isso, nos últimos seis envios, o município recebeu mais doses da Pfizer, mas com recomendação para primeira aplicação. A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, disse que aguarda um novo envio para que o calendário de segunda dose seja atualizado e ampliado. 

Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo promove uma ação de repescagem para aplicação da segunda dose nas pessoas que estavam agendadas  até o último dia 13. Os locais de vacinação são os ginásios do Cordoeira e Conselheiro Paulino, Imperatriz de Olaria, Uerj e no posto de saúde de São Geraldo, das 9h às 15h e nas ESFs de Centenário; Campo do Coelho; Conquista; Olaria 1, 2 e 3; Nova Suíça; Riograndina; Amparo; Mury; Lumiar; São Pedro da Serra; Stucky; Vargem Alta e Varginha, das 9h às 13h. É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de aplicação da primeira dose.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra