Segunda dose: estado autoriza aplicação da Pfizer caso falte AstraZeneca

Prefeitura de Nova Friburgo ainda não confirmou falta de doses para completar o esquema vacinal; calendário na cidade é atualizado
terça-feira, 17 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Segunda dose: estado autoriza aplicação da Pfizer caso falte AstraZeneca

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) autorizou a utilização da vacina da Pfizer como segunda dose para que tomou a primeira dose da AstraZeneca. Essa medida só poderá ser utilizada, no caso de o governo do Estado do Rio não receber quantidade suficiente de vacinas AstraZeneca. Essa decisão foi publicada na segunda-feira, 16, em uma nota técnica.

A SES reforça que a intercambiabilidade com essas vacinas só poderá ser realizada se os municípios registrarem falta da vacina AstraZeneca para completar o esquema vacinal de quem já recebeu esse imunizante na primeira dose. A Prefeitura de Nova Friburgo ainda não se manifestou sobre essa possibilidade. 

Segundo a SES, a decisão foi tomada em conjunto com a equipe de especialistas do Conselho de Análise Epidemiológica que assessora a Vigilância estadual. A vacina AstraZeneca é produzida no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar de poder produzir mais de um milhão de doses por dia, o instituto tem sua capacidade limitada pela disponibilidade do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que precisa ser importado da China.

Até a semana passada, a Fiocruz já havia produzido e entregado 80,5 milhões das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica com a AstraZeneca. A fundação já encomendou IFA para mais doses e prevê reforçar a produção com o ingrediente farmacêutico ativo nacional.

Calendário da segunda dose  é atualizado

A Subsecretaria de Atenção Básica junto a Coordenação de Imunização, vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde, atualizaram o calendário de vacinação de segunda dose contra a Covid-19 desta semana. 

Nesta quinta-feira, 19, quem tem 34 e 35 anos, sem comorbidade e tomou a primeira dose da Coronavac, poderá procurar um posto para receber a segunda aplicação. De 9h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde e de 9h às 13h nas Estratégias de Saúde da Família.

Como Nova Friburgo não recebeu uma nova remessa de vacinas da Astrazeneca, com orientação para uso de segunda dose, que atenda a toda população, a campanha continua conforme divulgado anteriormente. Os friburguenses que estão com as doses aprazadas até o dia 13 de agosto receberão a vacina na repescagem da próxima sexta-feira, 20.

O público que está com a vacinação de segunda dose da Astrazeneca agendada para esta semana (18 e 19 de agosto) será contemplado assim que o município receber uma nova remessa de imunizantes. 

Assim que a Prefeitura receber o novo lote, o cronograma de vacinação será atualizado. Vale ressaltar que a imunização de primeira dose segue acontecendo normalmente na cidade.

Locais de vacinação

  • Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro - Pastão (Conselheiro);

  • Quadra da Imperatriz de Olaria;

  • Ginásio Poliesportivo João Antunes Nogueira (Cordoeira);

  • UERJ (Lagoinha);

  • UBS/ESF de São Geraldo.

Estratégias de Saúde da Família

  • Centenário;

  • Campo do Coelho;

  • Conquista;

  • Olaria I, II e III;

  • Nova Suíça;

  • Riograndina;

  • Amparo;

  • Mury;

  • Lumiar;

  • São Pedro da Serra;

  • Stucky;

  • Vargem Alta;

  • Varginha.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra