Secretária municipal de Saúde é diagnosticada com Covid-19

Prefeitura atende a apelos e pacientes com sintomas de coronavírus voltam a buscar atendimento no Hospital Raul Sertã
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A tenda na entrada do Raul Sertã no governo passado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A tenda na entrada do Raul Sertã no governo passado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Depois do vice-prefeito, Sérgio Abreu, o governo Johnny Maycon tem mais um integrante do primeiro escalão diagnosticado com Covid-19: a própria secretária municipal de Saúde, Nicolle Lessa Cipriano.  O total de casos confirmados em Nova Friburgo chega a 8.163, desde o início da pandemia. 

Segundo confirmou a prefeitura, Nicolle está cumprindo o período de isolamento e os subsecretários de Atenção Hospitalar, Ricardo Fazzoli, e de Vigilância em Saúde, Fabíola Brás Penna, estão coordenando os trabalhos da pasta. 

A Secretaria municipal de Saúde informou que nesta segunda-feira, 18, os atendimentos aos pacientes com sintomas de Covid-19 e os ambulatoriais voltaram para os locais onde eram prestados anteriormente, no Hospital Raul Sertã.
Os atendimentos para pacientes com suspeita de Covid-19 serão feitos ao lado da entrada do atendimento de urgência e atendimentos ambulatoriais no prédio anexo.

Segundo a secretária Nicolle, a  secretaria reconsiderou a mudança após apelos dos médicos e pacientes, pois na Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, a logística não era a mais adequada.  O horário de atendimento ambulatorial continua das 8h às 17h e o atendimento para os pacientes de Covid-19 é feito 24 horas por dia.

As unidades de Estratégia de Saúde da Família estavam sendo usadas para atenderem pacientes com sintomas de Covid-19, mas algumas delas não apresentavam ambientes adequados para esse tipo de atendimento. As triagens também provocaram alteração na rotina dos demais atendimentos realizados nas ESF. 

A mudança no serviço de triagem de pacientes no Raul Sertã foi um dos primeiros atos do prefeito Johnny Maycon.  “Começamos o processo de mudança da triagem, o município gastava centenas de milhares de reais alugando tendas. Percebemos que havia um fluxo cruzado de pessoas com suspeita de Covid-19 e pacientes não acometidos pela Covid, o que aumenta de forma significativa a probabilidade de contaminação", disse Johnny no último dia 4.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra