Sábado é Dia D contra sarampo em 14 postos e no quartel dos Bombeiros

Janeiro termina com 89 casos no estado, dois deles em Friburgo; cidade tem ainda outras 27 suspeitas da doença
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Sábado é Dia D contra sarampo em 14 postos e no quartel dos Bombeiros

Conforme noticiado em primeira mão por A VOZ DA SERRA na última segunda-feira, 27, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai aderir a mais um Dia D de vacinação contra o Sarampo neste sábado, 1º de fevereiro, das 9h às 16h em 14 unidades de saúde. O município teve recentemente a confirmação de dois casos da doença e outros 27 suspeitos, o que desencadeou grande procura pela vacina, gerando longas e demoradas filas na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Outro Dia D de vacinação contra a doença será realizado no dia 7 de março.

O Governo do Estado também participa do Dia D amanhã disponibilizando o quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Vilsa Nova, como mais uma opção de local para vacinação. Na unidade local da corporação militar, as doses serão oferecidas das 8h às 14h. Em todo o Estado, 18 quartéis dos bombeiros estarão engajadas na luta contra o Sarampo.

A expectativa é de que os friburguenses – dessa vez – participem em peso da campanha e não negligenciem aos riscos de uma doença tão perigosa. Isso porque, campanha semelhante de imunização foi promovida no último dia 30 de novembro na Policlínica Sylvio Henrique Braune com baixíssima adesão por parte da população . 

O Dia D em Friburgo

Segundo publicação no site da prefeitura, o Dia D contra o Sarampo será realizado  em 14 unidades de saúde do município, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, considerando o cenário epidemiológico do Sarampo no Estado, que contabiliza 371 casos confirmados, sendo 27 casos suspeitos tendo dois confirmados (números contabilizados até a última quarta-feira, 29), o objetivo é conter o avanço da doença de forma preventiva através da cobertura vacinal da população.

Dem ser imunizados crianças a partir de seis meses, jovens e adultos até 59 anos. Cabe destacar que, para se vacinar, é preciso que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação sejam apresentados. Para quem não possui o cartão do SUS e deseja emitir o documento, é necessário um documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Onde se vacinar 

A vacinação será oferecida neste sábado nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Sylvio Henrique Braune (Suspiro); postos de saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria); UBS José Copertino Nogueira (São Geraldo); e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar; São Pedro da Serra; Mury; Amparo; Campo do Coelho; Centenário; Riograndina; Conquista; Terra Nova; Varginha.

O Sarampo no Estado

Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a mobilização contra o Sarampo se justifica, tendo em vista os cerca de 15 mil casos da doença ocorridos em São Paulo, onde houve 14 mortes no ano passado. Ainda de acordo com a SES, a expectativa é de que o Estado do Rio registre mais de dez mil casos da doença em 2020. Somente este mês,  de acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, foram notificados 89 casos de Sarampo no Estado: Nova Friburgo (2), Belford Roxo (6), Duque de Caxias (31), Magé (3), Nilópolis (1), Niterói (5), Nova Iguaçu (8), Rio de Janeiro (22) e São João de Meriti (11). Em 2019, a SES registrou 333 casos da doença.

A doença

O Sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão se espalhando por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e estará disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais. Quem estiver com doenças agudas, febres moderadas ou graves não deve receber a vacina contra o Sarampo. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina