Rio das Ostras segue com quiosques e praias abertos

Prefeitura reafirma em sua página oficial que, como medida de controle da Covid no balneário, é proibida a permanência de pessoas nas areias
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A praia de Costazul na manhã desta terça (Fotos de leitores)
A praia de Costazul na manhã desta terça (Fotos de leitores)

Os friburguenses com vontade de passar o réveillon nos costumeiros destinos praianos devem redobrar a atenção neste fim de ano pandêmico.

Com mais de quatro mil casos confirmados desde o início da pandemia, 117 mortes, 115 novos casos somente no Natal e  100% dos leitos de UTI para Covid ocupados, Rio das Ostras segue com quiosques e praias funcionando normalmente neste fim de ano, mas, pelo menos até esta terça-feira, 29, sem superlotação. A expectativa é que o movimento aumente nos próximos dias.

Nesta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Rio das Ostras reafirmou em sua página oficial que, como medida de controle da Covid-19 na cidade, "segue proibida a permanência de pessoas nas praias. Além disso, para evitar aglomerações, das 6h do dia 31 de dezembro até as 7h de 1º de janeiro, as orlas de Centro, Costazul, Boca da Barra e Bosque e algumas vias de acesso estarão interditadas ao tráfego e estacionamento de veículos". (Confira aqui os trechos interditados).

Por decreto municipal, festas de réveillon estão proibidas em locais públicos, assim como fogos, mesmo privados, nas praias, onde também não será permitida a montagem de tendas este ano.

Segundo relatos de leitores, alguns quiosques estão fechando apenas a partir das 18h, para evitar aglomerações noturnas. O acesso às areias é praticamente normal durante o dia, mas em algumas praias banhistas devem levar suas próprias cadeiras, já que elas não estão sendo oferecidas pelos quiosques. 

Búzios

Já em Búzios, onde a prefeitura conseguiu reverter o lockdown que havia sido decretado pela Justiça, permanece valendo o decreto de 10 de dezembro, que estabelece a ocupação máxima de 50% nos estabelecimentos comerciais e possibilita a entrada de turistas na cidade mediante apresentação de QR Code. As praias estão liberadas, mas festas e shows na cidade foram cancelados antes do Natal.

No último sábado, 26, no entanto, fiscais de Posturas e de Meio Ambiente da Prefeitura de Búzios notificaram os organizadores de uma festa intitulada “Réveillon Secreto”, que aconteceria num catamarã, a cancelarem imediatamente o evento. Contrariando os decretos municipais que determinam redução da capacidade máxima de ocupação de embarcações e proíbem festas, eventos e shows com cobrança de ingresso, a festa previa a aglomeração de 110 pessoas pagantes, com show de DJ, e serviço de comida e bebidas.

Alertados por denúncias, os fiscais verificaram anúncios do evento que circulavam em grupos restritos de whatsapp e internet. Chamou a atenção dos agentes públicos, a divulgação de texto destacando a impossibilidade de a festa ser anunciada nas redes sociais, para justamente não chamar a atenção da prefeitura.

O balneário mais famoso do estado contabiliza 2.642 casos totais e 28 óbitos desde março. 

Rio de Janeiro

Já na capital, a Prefeitura do Rio decidiu nesta segunda-feira, 28, estender para toda a orla da cidade, e não apenas Copacabana, a proibição de festas de réveillon na areia. Segundo o blog de Edmilson Ávila no portal de notícias G1,  a fim de evitar aglomerações, serão montadas barricadas em pontos-chave da cidade, como o Cebolão da Barra.

Dentro desse pacote de restrições, o metrô anunciou que no dia 31 as linhas vão parar de circular às 20h. Será a primeira vez desde 1998, quando o metrô chegou a Copacabana, que não haverá operação dos trens na virada.

Na semana passada, o prefeito em exercício do Rio, vereador Jorge Felippe (DEM), já tinha determinado o fechamento dos acessos a Copacabana e proibido a queima de fogos e equipamentos de som.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra