Com 16 anos de tradição e cerca de um milhão de espectadores em sua trajetória, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival retoma as atividades como um evento-teste do Estado do Rio de Janeiro. Neste fim de semana prolongado, a cidade praiana muito procurada pelos friburguenses, recebe shows gratuitos do melhor do jazz e blues nacional e internacional com artistas consagrados que se apresentarão em palcos localizados na Lagoa de Iriry e na Praia de Costa Azul.
Entre alguns nomes confirmados nesta edição estão Eric Gales, Jon Cleary, Roosevelt Collier, Delvon Lamarr, Keith Dunn, Chris Potter, Hamilton de Holanda, Nico Rezende e Lancaster. Pensando no bem-estar e saúde dos fãs, artistas, colaboradores e moradores de Rio das Ostras, o evento seguirá as normas internacionais de saúde e os protocolos sanitários necessários devido à pandemia da Covid-19. As áreas de shows serão cercadas, com lugares sentados, distanciamento e o público deverá fazer credenciamento antecipado e apresentar passaporte da vacina com as duas doses.
Uma das novidades da edição 2021 é o acréscimo de um dia de shows, totalizando quatro dias de festival. Também fazem parte da programação, a realização de workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural. No Espaço Arthur Maia, antiga Casa do Jazz, em Costa Azul, acontecem shows de novas bandas de Rio das Ostras e do Estado do Rio, que se apresentam durante os intervalos dos shows principais.
O Festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos. Já a área do palco principal, a Cidade do Jazz, contará com duas praças de alimentação, 20 restaurantes e espaço para comercialização de artesanato local com aproximadamente 100 artesãos.
Certificado com o Selo Turismo Responsável, o evento conta com o apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo à Cultura e de suas secretarias de Cultura e Turismo, e da Secretaria de Turismo de Rio das Ostras. Apresentação do Sesc, com patrocínio da Sapura, Enel, Vallourec do Brasil, apoio da Oceânica Engenharia e produção da Azul Produções.
Um dos melhores guitarristas do mundo
Uma das atrações principais do festival é comparada a Jimmy Hendrix. O fenômeno do Blues Rock mundial, Eric Gales, já foi considerado o melhor guitarrista de blues dos EUA e é considerado um dos melhores do mundo. Entre outros nomes de peso confirmados estão Jon Cleary, ganhador do Grammy com seu álbum GoGo Juice; o saxofonista americano veterano Chris Potter ao lado do consagrado e também vencedor do Grammy Latino, Hamilton de Holanda; a influente banda Azymuth, que tem um dos mais vendidos LPs da música instrumental, com o hit internacional "Jazz Carnival", ao lado do influente DJ Nuts.
A programação também conta com os músicos americanos Roosevelt Collier, Delvon Lamaar, Keith Dunn & Simi Brothers Band e os brasileiros Nico Rezende Jazz Quarteto, Moving Waters com Lancaster, Banda Black Rio, Alamo Leal & Blues Groovers, Macahiba, Segundo Set, Cida Garcia e Orquestra de Sopros.
Para conferir a programação completa, acesse o site: www.riodasostrasjazzeblues.com/ ou o Instagram: @rostrasjazzblues.
Deixe o seu comentário