Raul Sertã pode perder dez leitos de CTI exclusivos para Covid

Governo do estado requisitou seus 51 profissionais da saúde cedidos ao município
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Leito de CTI para Covid no Raul Sertã (Arquivo AVS)
Leito de CTI para Covid no Raul Sertã (Arquivo AVS)

A notícia de que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria estadual de Saúde, solicitou à Prefeitura de Nova Friburgo a devolução de 51 profissionais da saúde que estavam cedidos ao município e estão atuando na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, caiu como uma bomba ontem, 11. Isso porque, a saída desses profissionais pode resultar no fechamento de dez leitos de CTI Covid do Hospital Municipal Raul Sertã, o que, além de reduzir a capacidade de atendimento, certamente também implicaria no aumento da taxa de ocupação de leitos, o que, por sua vez, influencia diretamente no cálculo da bandeira que será adotada para regrar a flexibilização das atividades no município.

Segundo apurado por A VOZ DA SERRA, a secretária municipal de Saúde, Nicolle Cipriano, confirmou o pedido do Governo do Estado que, por sua vez, garantiu que continuaria dando todo o suporte necessário ao município. Dentre esses 51 profissionais de saúde cedidos ao município estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que devem deixar Nova Friburgo até o próximo dia 28.

A Prefeitura de Nova Friburgo também confirmou a informação de que a saída desses profissionais da saúde poderá resultar no “fechamento de dez leitos CTI Covid”, mas que “está trabalhando para a manutenção e ampliação dos leitos” ofertados pelo município que, cabe ressaltar, também atende pacientes de cidades de todo o Centro Norte Fluminense.  

A situação atual

De acordo com o Boletim Coronavírus emitido pela prefeitura no início da noite de quarta-feira, 10, por exemplo, naquele dia a taxa total de ocupação dos leitos de CTI Covid era de 45,24%. No Hospital Municipal Raul Sertã, dos 20 leitos ofertados, dez estavam ocupados, portanto, uma taxa de ocupação de 50%. Sem os dez leitos que o município corre o risco de perder devido à solicitação do Governo do Estado, a taxa de ocupação na quarta-feira teria sido de 100%.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra