Quase duas mil pessoas já foram imunizadas contra a Covid em Friburgo

Desse total, 1.588 são profissionais de saúde e outras 388 internos em abrigos
segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, foi o primeiro vacinado em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, foi o primeiro vacinado em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, divulgou no último sábado, 30 de janeiro, um balanço parcial da vacinação contra a Covid-19 em Nova Friburgo, iniciada no último dia 20. De acordo com os dados fornecidos  até o momento, foram imunizados 1.588 profissionais da área de saúde elencados pelo Ministério da Saúde, e outras 388 pessoas, entre pacientes internos de longa permanência e moradores asilados, somando o total de 1.976 imunizados no município.

A prefeitura esclarece ainda que recebeu do Estado 2.015 doses na primeira remessa da vacina do Instituto Butantan, a Coronavac, e receberá  mais 2.015 na segunda remessa, totalizando 4.030 doses. A  expectativa é de que esta outra metade chegue até a próxima quinta-feira, 4, uma vez que o prazo para tomar a segunda dose da Coronavac é de 28 dias. Quanto às doses da vacina de Oxford -AstraZeneca, 2.120 já chegaram ao município.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, “as doses da vacina Coronavac  praticamente terminaram nesta semana e as da Oxford devem ter o uso iniciado na próxima semana. Os asilados e pacientes da Clínica Santa Lúcia já foram 100% vacinados e a previsão é de que a imunização continue na semana que vem em todos os hospitais para os profissionais que fazem parte do público-alvo”, explicou.

Fabíola Penna informou ainda que o Estado enviará um pequeno quantitativo além das doses da Coronavac destinadas à segunda dose, porém, essa quantidade ainda não foi informada aos representantes do município. Por fim, sobre a divulgação e transparência dos dados da imunização, a prefeitura destaca que criará um informativo periódico para prestar contas acerca do andamento da vacinação em seu site.

Entenda

Na realidade, no dia 19 de janeiro foram imunizadas as duas primeiras pessoas na cidade. A prefeitura escolheu dois servidores públicos para serem os primeiros imunizados com doses da Coronavac: Renê Américo Folly, 74 anos, fiscal sanitário, e Odaléa Noel, 67 anos, técnica de enfermagem, trabalha há 16 anos no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

“Depois do período de incubação eu vou seguir trabalhando e imunizando as pessoas. Só vou comemorar quando todo mundo estiver vacinado. Hoje eu comemoro por mim, mas quero que todos tenham acesso a essa vacina”, desejou Odaléa.

De acordo com uma planilha da Secretaria estadual de Saúde, o Governo do Estado já distribuiu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 aos 92 municípios fluminenses. Segundo a planilha, Nova Friburgo recebeu 4.030 doses, sendo apenas 1.924 na primeira fase. Desta forma, menos de 1% da população friburguense será imunizada nesta primeira fase.

Como ficou a distribuição 

- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (abrigadas em asilos): 126;

- Pessoas com deficiência institucionalizadas: 9;

Trabalhadores de saúde: 1.789;

Total (Fase 1): 1.924

Percentual populacional: 0,83%

Doses distribuídas: 4.030

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra