Quase 500 doses de vacinas de rotina inutilizadas por problema na armazenagem

Temperatura de câmara fria no Posto do Suspiro estava abaixo da recomendada para a conservação dos imunizantes
quarta-feira, 30 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O posto de saúde onde ficam armazenadas as vacinas (Arquivo AVS)
O posto de saúde onde ficam armazenadas as vacinas (Arquivo AVS)

Um total de 495 doses de vacinas de rotina como VIP, BCG, antitetânica, febre amarela, varicela, DTPA, hepatite, penta, HPV, influenza, meningite, DTP, VOP, pneumocócica, rotavírus, dupla virai e tríplice virai foram perdidas esta semana em Nova Friburgo. Elas estavam armazenadas dentro de uma das câmaras frias da sala de vacina de rotina do Centro de Saúde Dr. Sylvio Henrique Braune, no Posto do Suspiro, que apresentou defeito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. 

Segundo o órgão, o equipamento já havia apresentando problemas desde a última semana e passou por manutenção na última sexta-feira, 25. “Nesta segunda, 28, foi detectado que a câmara estava registrando uma temperatura abaixo do recomendado para a conservação dos imunizantes. Com isso, os imunizantes que estavam armazenados não poderiam ser utilizados”, informou a secretaria. 

A Prefeitura de Nova Friburgo já comunicou o fato ao governo do estado para que essas vacinas sejam recolhidas e novas doses sejam enviadas ao município. Além disso, um processo administrativo está sendo aberto para que as devidas apurações sobre o caso sejam feitas e o governo municipal tome as medidas cabíveis. 

A secretaria destaca que nenhuma dose de imunizante  contra a Covid-19 foi perdida.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina