As comunidades católicas de Nova Friburgo já se preparam para as celebrações da Quarta-feira de Cinzas, dia 22, que marcam a abertura da Quaresma, período de 40 dias no qual os fiéis são convidados à oração, ao jejum, ao arrependimento dos pecados cometidos e à penitência, em preparação para a Semana Santa e a Páscoa. Na missa de Quarta-feira de Cinzas acontece o rito da imposição das cinzas bentas na testa dos fiéis, recordando o têxto bíblico do Livro do Gênesis que diz: “Viemos do pó e ao pó voltaremos”.
“Na abertura da Quaresma inclinamos a cabeça para receber as cinzas. Quando terminarem esses 40 dias, nos abaixaremos ainda mais para lavar os pés dos irmãos. A Quaresma é uma descida humilde dentro de nós e rumo aos outros. É compreender que a salvação não é uma escalada para a glória, mas um abaixamento por amor. É fazer-nos humildes”, diz a mensagem do Papa Francisco.
Na Diocese de Nova Friburgo, o bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci presidirá a Missa de Cinzas na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 19h. Antes, haverá missas de cinzas, às 8h e às 16h. A celebração com o bispo terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).
Na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Bela Vista, a missa será as 17h30; na Igreja de São Cristóvão, em Mury, às 19h; na Igreja de Santa Edwiges, no Vale dos Pinheiros, às 19h; na Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu, às 8h; na Capela de N.S. Aparecida, no Catarcione, às 19h; na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto e nas capelas de São Sebastião (Chácara do Paraíso) e Sagrada Família (Amparo), às 19h30.
Campanha da Fraternidade
Junto com a abertura da Quaresma, a Igreja Católica promove todos os anos a Campanha da Fraternidade que chega desta vez à sua 60ª edição. O tema deste ano será “Fraternidade e Fome” e o lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer”, mensagem extraída do Evangelho de São Mateus. A Campanha da Fraternidade sempre convida os fiéis a vivenciar e a refletir sobre o tema proposto pela Igreja na perspectiva social, amparando aos mais vulneráveis por meio de gestos de solidariedade. Essa é a terceira vez que o tema fome é abordado na Campanha da Fraternidade. Os enfoques anteriores ocorrreram em 1975 e 1985.
Em Nova Friburgo, a abertura da Campanha da Fraternidade acontecerá no próximo sábado, 25, a partir das 16h, na Igreja de N.S. das Graças, no bairro Olaria, com apresentação do histórico da campanha e análise do tema deste ano, seguido de missa presidida pelo bispo Dom Luiz Ricci, às 18h. Aos fiéis que participarem da celebração, a Diocese pede a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado às famílias carentes assistidas pela Cáritas Diocesana.
Deixe o seu comentário