A aplicação de terceira dose contra a Covid para a população acima de 18 anos e da quarta dose para a população acima de 50 anos e profissionais de saúde não será mais realizada nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de junho, como inicialmente previsto pela Prefeitura de Nova Friburgo. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, 8, pouco mais de 12 horas antes do início da ação, a prefeitura alegou "problemas logísticos na retirada e transporte das vacinas do Rio de Janeiro até Nova Friburgo" para alterar o cronograma de imunização previsto para esta semana.
O novo público-alvo havia sido divulgado na noite de segunda-feira, 6. "Uma nova data será estabelecida assim que o município receber novas doses", afirma a nota.
A vacinação para os demais grupos, no entanto, continua mantida, já que o estoque é suficiente para contempla-los. São eles: 1ª dose acima de 12 anos; 2ª dose atrasada do imunizante Coronavac; 3ª e 4ª doses para gestantes e puérperas que são imunossuprimidas e 3ª dose para adolescentes (12 a 17 anos).
A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos e a imunização contra influenza continuam normalmente durante essa semana, conforme previsão divulgada.
Somente na última terça-feira, 7, mais de 2,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a dose de reforço e a Secretaria Municipal de Saúde espera que nesta quinta haja também adesão satisfatória desse grupo.
A vacinação dos adolescentes acontece das 9h às 15h, nos postos de saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, além do ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e no campus local da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona em um dos blocos da Fábrica Filó, na Vila Amélia.
Haverá vacinação de adolescentes, das 9h às 13h, também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Mury, Stucky, Lumiar, São Pedro da Serra, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Olaria 2 e 3, Campo do Coelho, Conquista, Centenário e São Lourenço.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que para se vacinar é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a caderneta de vacinação. Os menores deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Deixe o seu comentário