Projeto "Um Encanto de Natal" colore, ilumina e emociona os friburguenses

Abertura na Praça Dermeval contou com apresentação especial da banda Euterpe
sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A árvore iluminada vista de cima, através de um drone (Fotos: Tambora Filmes/Marlon de Sá e AVS/Adriana Ventura)
A árvore iluminada vista de cima, através de um drone (Fotos: Tambora Filmes/Marlon de Sá e AVS/Adriana Ventura)

O Natal em Nova Friburgo foi oficialmente aberto na noite da última quinta-feira, 2, com cerimônia promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sesc RJ, na Praça Dermeval Barbosa Moreira quando foi inaugurado o projeto que as entidades desenvolveram juntas para Nova Friburgo incluindo iluminação e decoração de logradouros públicos e programação cultural que se estenderá por todo este mês. 

O evento contou com concerto da banda Euterpe Friburguense e solistas, acendimento simultâneo das luzes dos equipamentos de ornamentação e bênção do presépio e da árvore de Natal montados no local. O projeto do Sincomércio e do Sesc tem o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo. 

“Foi uma festa emocionante, de congraçamento, alegria e esperança. Nova Friburgo precisava dessa motivação para viver um Natal de renascimento depois das dificuldades decorrentes da pandemia”, exaltou Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, que solicitou o projeto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), gestora do Sesc RJ.

Às 18h, antes de a Euterpe começar a tocar, a Praça Dermeval, que ganhou um palco para as apresentações musicais, já estava cheia. Regida pelo maestro titular, Nelson José da Silva Neto, e com a participação do tenor Martin Fernandez, a banda centenária, a mais antiga do país, arrancou aplausos calorosos a cada número executado em sua primeira exibição após quase dois anos afastada da plateia por causa da pandemia.

Perto das 19h, houve contagem regressiva para que fossem ligados, ao mesmo tempo, as luzes e os objetos decorativos instalados nas praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas e na Avenida Alberto Braune. Em frente à Catedral São João Batista, a árvore de Natal, com 15 metros de altura, atraiu os olhares com seus 800 metros de mangueira de led, 15 mil microleds e 83 enfeites iluminados. Tanto a árvore quanto o presépio, ao lado do chafariz, receberam bênção do vigário-geral da Diocese de Nova Friburgo, padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo.

Entre os espetáculos previstos, a catedral será brindada com o vídeo mapping, que desenhará imagens em looping na fachada, a exemplo do que ocorreu em 2020 e voltará a encantar turistas e friburguenses neste fim de ano.

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Johnny Maycon ressaltou a parceria das entidades do comércio na promoção do Natal em Nova Friburgo. “É muito bom saber que temos empresários preocupados com a cidade e a população, como Braulio Rezende, que lutou para tudo isso acontecer. A união de esforços vai fazer com que Nova Friburgo tenha um Natal bonito, apesar da tristeza das famílias que perderam entes queridos. Para elas, enviamos nossas orações”, destacou o prefeito.

Braulio também agradeceu ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, pela atenção dispensada ao município: “Queiroz dedica sempre um carinho especial a Nova Friburgo. E, com essa distinção, ele nos deu um presente maravilhoso em 2021, desejando que 2022 traga dias melhores”, salientou ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Programação

Palco da Praça Dermeval

Sábado, 4 – 19h: Coro e Grupo Instrumental Arautos do Evangelho

Domingo, 5 – 18h: Studio 3 Núcleo de Artes e Dança – Musical de Natal

Sábado, 11 – 18h: Maestro Fernando Maia e Coral

Domingo, 12 – 10h e 14h: Folias de Reis; às 20h, Coro e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Sábado, 18 – 18h: Banda Campesina Friburguense

Domingo, 19 – 10h, 12h e 14h: Folias de Reis

Sexta-feira, 24 – 16h: Folias de Reis

Na Catedral

Dias 16, 17 e 18 – das 19h às 23h: mapping natalino

Eventos itinerantes

Cortejos Brincantes – Cia. Arteira: nos dias 18, na Av. Alberto Braune, às 11h e 14h; dia 21, em Olaria, 11h e Conselheiro Paulino, 14h; dia 22, na Av. Alberto Braune, 11h.

Engenhoca Poética e Poesia Visual e Musical com Sanfona: dias 11, 17, 18, 21 e 22 na Av. Alberto Braune e Praça Getúlio Vargas, 15h

Banda Alegria Serrana: dia 4, em Olaria, 11h; dia 11, no Centro, 11h e dia 18, em Conselheiro Paulino, 11h. 

 

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal