A Fundação Dom João VI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai realizar neste domingo, 19, o projeto “Um Dia no Jardim”, na Praça Getúlio Vargas. A atividade será das 10h às 16h e vai oferecer aulas de xadrez gratuitas a alunos da rede municipal de educação. Esta é a segunda edição do evento que também vai revelar aos estudantes algumas curiosidades sobre a história da praça, que é um dos principais símbolos postais friburguenses, e também da própria cidade.
A iniciativa é do projeto de Educação Patrimonial da Fundação Dom João VI que propõe a ocupação da Praça Getúlio Vargas com uma jornada de performances artísticas voltadas e executadas pelos participantes. A atividade tem classificação livre e é aberta também a toda população.
Cada encontro acontece uma vez por mês e possui um tema pré-determinado, relacionado à cultura, pintura, literatura, dança, etc, no qual a história e as características da Praça Getúlio Vargas são abordadas. Em sua primeira edição o tema foi “pintura”, com aulas gratuitas de aquarela.
Nesta edição do projeto Um Dia no Jardim, os estudantes irão conhecer algumas peculiaridades da história da cidade, como o fato do Clube de Xadrez de Nova Friburgo ter nascido no Hotel Salusse, que ficava na Praça Getúlio Vargas, onde hoje está o Edifício Spinelli.
Importância do xadrez
Com origem na Ásia, atualmente o xadrez é considerado uma modalidade de esporte e tornou-se popular, sendo praticado por muitos adeptos. O xadrez tem o objetivo educativo, recreativo, cognitivo e instiga à competitividade. Além disso, desenvolve o raciocínio lógico e rápido e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula, por exemplo.
A idade dos participantes é diversificada, desde crianças, até adultos e terceira idade. O jogo de xadrez é importante também por despertar simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos. O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, incluindo Matemática, Artes, História e Geografia.
A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que ele seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
Deixe o seu comentário