Com o avanço do coronavírus em Nova Friburgo – de acordo com o boletim divulgado na sexta-feira, 22, a cidade já tem 167 casos confirmados da doença (destes, 55 são profissionais da saúde) e outros 16 óbitos confirmados em decorrência da Covid-19 – os números mostram que, a exemplo do resto do mundo, as maiores vítimas do vírus são os profissionais da área de saúde, que trabalham na linha de frente no combate à doença.
Ciente disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, que abrange também a Gerência de Saúde Mental, dará início ainda neste mês de maio, ao atendimento psicológico de profissionais da saúde da rede pública do município.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, foi pensando em ‘cuidar de quem cuida’ que surgiu a ideia de oferecer uma escuta acolhedora e especializada, com o objetivo de promover a diminuição do estresse e da sobrecarga emocional que o momento de pandemia acarreta em todos os envolvidos diretamente no enfrentamento à Covid-19.
Com isso, os profissionais da saúde do SUS Nova Friburgo interessados em receber o atendimento psicológico pela Rede de Atenção Psicossocial do município poderão acessar o serviço através do e-mail psi.online.sus@gmail.com e aguardar o retorno da Gerência de Saúde Mental, que fornecerá o contato do psicólogo que fará o acompanhamento.
Toda a abordagem oferecida aos profissionais de saúde seguirá o que preconiza os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS); Médicos Sem Fronteiras; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Ministério da Saúde; Fiocruz; Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes) e Conselho Federal de Psicologia.
“O enfrentamento à Covid-19 é de muitos desafios para os profissionais de saúde e as pessoas que trabalham nas nossas unidades. Esses profissionais precisam conviver com a nova doença e, ao mesmo tempo, trazer conforto, atendimento e tratamento aos pacientes. Eles também necessitam de atenção e suporte para diminuir o estresse”, evidenciou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, que também é o vice-prefeito da cidade.
Deixe o seu comentário