Profissionais de saúde da rede pública receberão atendimento psicológico

Foi pensando em "cuidar de quem cuida" que surgiu a ideia de oferecer uma escuta acolhedora e especializada, disse, em nota, a prefeitura de Friburgo
sábado, 23 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Com o avanço do coronavírus em Nova Friburgo – de acordo com o boletim divulgado na sexta-feira, 22, a cidade já tem 167 casos confirmados da doença (destes, 55 são profissionais da saúde) e outros 16 óbitos confirmados em decorrência da Covid-19 – os números mostram que, a exemplo do resto do mundo, as maiores vítimas do vírus são os profissionais da área de saúde, que trabalham na linha de frente no combate à doença.

Ciente disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, que abrange também a Gerência de Saúde Mental, dará início ainda neste mês de maio, ao atendimento psicológico de profissionais da saúde da rede pública do município.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, foi pensando em ‘cuidar de quem cuida’ que surgiu a ideia de oferecer uma escuta acolhedora e especializada, com o objetivo de promover a diminuição do estresse e da sobrecarga emocional que o momento de pandemia acarreta em todos os envolvidos diretamente no enfrentamento à Covid-19.

Com isso, os profissionais da saúde do SUS Nova Friburgo interessados em receber o atendimento psicológico pela Rede de Atenção Psicossocial do município poderão acessar o serviço através do e-mail psi.online.sus@gmail.com e aguardar o retorno da Gerência de Saúde Mental, que fornecerá o contato do psicólogo que fará o acompanhamento.

Toda a abordagem oferecida aos profissionais de saúde seguirá o que preconiza os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS); Médicos Sem Fronteiras; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Ministério da Saúde; Fiocruz; Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes) e Conselho Federal de Psicologia.

“O enfrentamento à Covid-19 é de muitos desafios para os profissionais de saúde e as pessoas que trabalham nas nossas unidades. Esses profissionais precisam conviver com a nova doença e, ao mesmo tempo, trazer conforto, atendimento e tratamento aos pacientes. Eles também necessitam de atenção e suporte para diminuir o estresse”, evidenciou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, que também é o vice-prefeito da cidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra