Prefeitura se mobiliza para a retomada do ensino presencial

Uma comissão de avaliação fiscaliza as escolas municipais
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura se mobiliza para a retomada do ensino presencial

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou nesta semana que está tomando todas as providências necessárias para a retomada das aulas presenciais nas escolas das redes pública e particular do município. Medidas sanitárias oriundas de protocolos, instituídas pelo decreto 891/2021, portaria 829/2021, já estão sendo colocadas em prática e, inicialmente, foi formada uma comissão para avaliar a situação estrutural das escolas municipais formada pelas secretarias de Educação, Obras, Defesa Civil, Serviços Públicos e o Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP). A educação em Nova Friburgo foi classificada como serviço essencial e pela primeira vez está sendo promovida uma mobilização para adequar as 121 escolas municipais ao retorno dos alunos. 

Estratégias para o retorno 

Classificação verde: as escolas estarão aptas para receberem o material Covid-19 pela Secretaria de Educação e adequarem suas salas de aula para cumprimento do Protocolo de retorno às aulas presenciais, e aptas a receber a capina pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos;

Classificação amarela: as escolas serão avaliadas pela Secretaria de Obras para anexar relatório para orientar as direções das unidades sobre como proceder e quais soluções podem ser executadas para realização da adequação intermediária ou pontual e, à medida que se tornarem aptas, poderem ser reclassificadas com verdes;

Classificação vermelha: demandarão a confecção de projeto para reforma e/ou manutenção mediante contratação de empresa especializada para execução do projeto. No caso das vermelhas, a Secretaria Municipal de Educação fará o remanejamento de profissionais e estudantes matriculados que deverão ser transferidos para outra unidade escolar e isso demanda planejamento e adaptação em um cenário de pandemia.

Os serviços 

A listagem com a classificação de cada unidade escolar será divulgada após a análise de cada pasta. Além dos fatores físicos, licitações já estão tramitando para obtenção de material de prevenção à Covid-19, dedetização, limpezas de caixa d´água, material de higiene. Para a merenda, incluindo a agricultura familiar, também já estão sendo viabilizados os recursos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra