Prefeitura dá prosseguimento nesta sexta, 26, à vacinação de idosos

Público-alvo continua sendo acima de 90 e acamados. Na próxima semana é provável que cronograma inclua novas faixas etárias
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A prefeitura de Nova Friburgo dará prosseguimento nesta sexta, 26, à vacinação dos idosos de 90 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

A ação será feita no Posto Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 15h.

Os acamados que não puderem ser levados ao posto serão vacinados em casa pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. O cadastramento deve ser feito por familiares no próprio posto ou através DESTE LINK

As localidades atendidas pelos agentes em residências serão: Conselheiro Paulino, Riograndina, Nova Suíça, Amparo, Varginha, Lumiar, Rio Bonito, Stucky, Mury, Campo do Coelho, São Geraldo, Olaria II e III, Cordoeira e Olaria.

Na próxima semana é provável que o cronograma de vacinação do município tenha andamento com um novo público-alvo, segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna.

Na última terça, com um dia de atraso por causa do mau tempo, chegaram mais 2.560 doses da vacina Coronavac. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, dessa nova remessa do governo do estado, apenas 250 doses são destinadas à imunização de novas pessoas: o restante será aplicado como segunda dose de quem já tomou a primeira.

Também na terça,  a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) recebeu comunicado do Ministério da Saúde, na noite da última terça-feira, 23, com o quantitativo de doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Estado do Rio. Serão 118.800 doses da CoronaVac e 196 mil doses da Oxford/AstraZeneca. O município de Nova Friburgo vai receber mais 2.370 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Já é a quinta remessa, segundo a SES.

Ao todo, os municípios da Região Serrana vão receber 10.390 doses que serão distribuídas da seguinte forma aos municípios: Bom Jardim: 320; Cachoeiras de Macacu: 640; Cantagalo: 280; Cordeiro: 300; Duas Barras: 160; Macuco: 130; Petrópolis: 3.650; Santa Maria Madalena: 150;; Sumidouro: 180; Teresópolis: 2.020 e Trajano de Moraes: 190;

Ainda na manhã desta quarta-feira, 24, o Ministério da Saúde entregou 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) do estado, em Niterói, sem prévia comunicação. A SES ainda não foi informada oficialmente pelo MS sobre a data do recebimento das doses da CoronaVac.

Na CGA, as vacinas terão a temperatura checada e serão inseridas em sistema para o devido controle da logística de distribuição aos 92 municípios.  As remessas para a capital, Niterói, São Gonçalo e Maricá serão realizadas por caminhões, ainda nesta quarta-feira, a partir das 16h30. Para os demais 88 municípios, as doses serão enviadas por helicópteros na quinta-feira, a partir das 7h.

De acordo com o Terceiro Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as 196 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca serão para uso imediato, pois a segunda dose pode ser aplicada com intervalo de três meses. Segundo o Ministério da Saúde, haverá tempo hábil para a chegada de mais lotes da vacina e conclusão do esquema vacinal.

Ainda segundo o informe, a distribuição da CoronaVac deve continuar a ser organizada de modo que a segunda dose seja reservada. Sendo assim, das 118.800 doses que vão chegar, 20 mil serão reservadas para a segunda dose do lote já enviado aos municípios entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As 98.800 restantes serão entregues em duas etapas, metade para primeira dose e a outra metade para segunda dose.  O intervalo entre a aplicação das doses deve ser de 21 a 28 dias.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | coronavac | vacina