Prefeitura antecipa anúncio e Friburgo entrará 2021 em bandeira vermelha

Total de infectados pelo coronavírus subiu para 6.391, um aumento de 138 novos casos em apenas um dia. Com mais um óbito, mortes subiram para 204
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Operário de máscara sinaliza obra com bandeira vermelha em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Operário de máscara sinaliza obra com bandeira vermelha em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou no fim da tarde desta quarta-feira, 23, que a cidade seguirá em bandeira vermelha por mais uma semana – ao todo, será a quarta consecutiva no segundo estágio mais rígido de restrições, indicando risco alto de contaminação de Covid-19. Habitualmente o anúncio das bandeiras era feito às sextas-feiras, no entanto, como nesta sexta-feira é feriado de Natal, a aferição e divulgação foram excepcionalmente antecipadas pelo Governo Municipal.

Isso significa que o município entrará o ano de 2021 ainda em bandeira vermelha.  Desta forma, segue valendo o mesmo regramento sanitário das últimas três semanas para o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense.

De acordo com o decreto 860, publicado na tarde desta quarta-feira, 23, ficam excepcionalmente alterados os períodos para apuração dos dados para definição de bandeira, de acordo com a métrica do artigo segundo do decreto 819, de 4 de dezembro. Com isso, fica valendo o seguinte: a apuração do período entre 19 e 23 de dezembro, com a emissão da bandeira nesta quarta-feira, 23, para vigorar entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro. Já a apuração do período entre 24 e 30 de dezembro, com emissão da bandeira também na próxima quarta-feira, 30, para vigorar entre os dias 4 e 10 de janeiro.

As regras

Com a manutenção da cidade no estágio de bandeira vermelha, seguem valendo as regras para o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense que constam do decreto 820, publicado no último dia 7 de dezembro.

Desta forma, as indústrias ficam autorizadas a funcionar com 65% da capacidade de operação; o comércio de rua poderá abrir as portas de 7h às 22h, todos os dias da semana; bares e lanchonetes podem funcionar com apenas 30% de sua capacidade, das 7h às 20h; já os restaurantes podem funcionar até as 23h, porém, com capacidade reduzida a 30%; os shopping centers podem funcionar das 9h às 22h, todos os dias da semana; hotéis e pousadas podem receber hóspedes normalmente; as atividades de turismo e visitação a parques também está liberada; autoescolas podem operar com 50% da ocupação de aulas teóricas por dia; academias podem abrir com 40% de sua capacidade; e os clubes sociais podem abrir apenas para caminhadas e sócios com 30% de sua capacidade em parques aquáticos, saunas e piscinas.

Por outro lado, mantém-se suspensas as atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows e afins, parquinhos insfantis - inclusive os localizados no interior de condomínios e clubes sociais e recreativos -; estádios, campos, arenas, ginásios e afins. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todo o território do município. Essa determinação só não vale para crianças menores de dois anos e as pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência.

Os números da pandemia em Friburgo

De acordo com o mais recente Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no da tarde desta quarta-feira, 23, subiu para 6.391 o número total de casos confirmados de Covid-19 no município – um aumento de 138 novos casos em apenas um dia. Do total de infectados, 555 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados entre a classe. Ao todo, o município registra 204 mortes – um a mais que o divulgado no último boletim.

Nova Friburgo ainda contabiliza outros 37 pacientes com suspeita da doença. Destes, 16 estão em casa aguardando resultados dos exames, 17 estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 2.875 pacientes recuperados e 9.042 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 15.470 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.

Ocupação de leitos 

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira, 23, nos hospitais locais foi de 66,7%: (Raul Sertã: 60%); (Unimed: 90%); (São Lucas: 50%); e (Serrano: 100%). Dos 42 leitos disponíveis, 28 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 81,6%: (Raul Sertã: 84,2%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 55%); (Serrano: 80%). Dos 76 leitos disponíveis, 62 estavam ocupados.

A pandemia no Estado

Já o Governo do Estado do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira, 23, que totalizava até então 414.344 casos confirmados e outros 24.773 óbitos em todo o território fluminense em decorrência da Covid-19. Ainda segundo a Secretaria estadual de Saúde, Nova Friburgo aparece nesta totalização com 6.289 casos confirmados – 102 a menos que o divulgado pelo município – e 201 óbitos pela doença – três a menos que o divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra