Prefeitura alerta: academias ao ar livre continuam interditadas

Praticantes de exercícios desrespeitam decreto; infectologista fala dos riscos em meio à pandemia
quarta-feira, 01 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Academia ao ar livre interditada em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Academia ao ar livre interditada em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Com o decreto em vigor que restringe algumas atividades, a Prefeitura de Nova Friburgo lembra à população que as academias ao ar livre estão interditadas, como medida de evitar a aglomeração de pessoas e a propagação da Covid-19. No entanto, alguns praticantes de exercícios físicos tem desrespeitado essa norma e até mesmo invadido algumas academias. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, frequentemente, os usuários rompem as fitas de isolamento e danificam os cartazes com os avisos de proibição do uso dos espaços.

Apesar de a prefeitura ampliar a quantidade de academias ao ar livre, o secretário de Esportes, Patrick do Nascimento, explica que a instalação dos novos equipamentos segue um cronograma já estabelecido anteriormente, mas que só deverão ser utilizados quando a pandemia passar. “Nossa equipe visita esses espaços semanalmente. Sempre que encontramos alguém utilizando os equipamentos, fazemos uma abordagem de conscientização. Temos também fitas de isolamento e cartaz avisando da proibição. Continuamos trabalhando pelo esporte em Nova Friburgo, que já conta com 21 unidades de esporte e lazer para a população. Algumas estão sendo reformadas e outras novas estão sendo instaladas. Tudo isso é para preparar a cidade para que após o período de isolamento social, a população possa utilizar”, observa Patrick.

Infectologista alerta para os perigos 

A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido denúncias sobre a utilização incorreta de algumas academias ao ar livre. Nossa equipe já esteve em diversos destes espaços como os localizados na Via Expressa, em Olaria, no Centro e em Duas Pedras para averiguar os relatos dos leitores e constatou o uso irregular.

Para a infectologista Délia Engel, a prática esportiva ao ar livre é segura se for feita individualmente ou respeitando o distanciamento seguro. “O problema das academias ao ar livre é que a distância entre os aparelhos não é a ideal. E ao transpirar, a pessoa acaba passando a mão no rosto e no aparelho, que pode ficar contaminado caso ela esteja infectada. Ainda não é a hora de liberar as academias ao ar livre”, afirmou Délia.

Ainda de acordo com a infectologista, o compartilhamento de aparelhos nas academias é o fator de maior risco para as pessoas e que a utilização de álcool em gel nesses ambientes já deveria ser obrigatória desde antes da pandemia: “A corrida é uma outra discussão, se ela deve ou não ser feita ao ar livre. Alguns estudos apontam que a dispersão das gotículas que saem da boca de quem está correndo podem atingir uma distância de dois a 20 metros. Então, não é que a corrida ao ar livre deveria ser proibida, mas é necessário que seja feita por uma só pessoa ou com uma distância segura”, finalizou Délia.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra